ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM INFANTIL TRANS NO ESPAÇO ESCOLAR NO PICTUREBOOK WHEN KAYLA WAS KYLE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025854

Palabras clave:

Picturebooks; Personagens Trans; Escola.

Resumen

 

crescente a representação de personagens trans femininas e masculinas nos picturebooks de língua inglesa. Desde 2008 mais de 16 obras foram publicadas em formas e contextos diversos. Em observância aos espaços por onde essas personagens circulam, e o modo como negociam suas identidades, este artigo busca analisar o picturebook When Kayla was Kyle, escrito por Amy Fabrikant e ilustrada por Jennifer Levine (2013), focando nas adversidades vividas pela protagonista no contexto escolar em decorrência de sua identidade de gênero. Autores como Butler (2015), Meadow (2018), Oliveira (2018), Louro (2005), Andrade (2012), Caputo (2024), dentre outros fazem parte do escopo teórico desta pesquisa bibliográfica por meio da qual é possível afirmar que nesse picturebook a escola ainda se constitui um espaço de opressão para crianças trans. 

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ANDRADE, L. N. Travestis na escola: assujeitamento ou resistência à ordem normativa. 2012. 279f. – Tese

(Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza

(CE), 2012.

BENTO, B. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond,

__________. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista de Estudos Feministas –

REF, Florianópolis, v. 2, n. 19, p.548-559. Maio-agosto/2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/

DMNhmpzNbKWgH8zbgQhLQks/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 out. 2024.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8° Ed. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 2015.

CARDOSO, T. V. B. Quem enxerga a criança trans? Memórias de um menino transgressor. REBEH: UFNT. Vol.

, n. 09, 2020.

CAPUTO, U. N. Bullying escolar LGBTfóbico não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando sentidos

implicados na violência. Instituto de Psicologia: USP, 2024.

ESPOSITO, J. We’re here, we’re queer, but we’re just like heterosexuals: A cultural studies analysis of lesbian

themed children’s books. The Journal of Educational Foundations, 23(3/4), 61, 2009.

FABRIKANT, A. LEVINE, J. When Kayla was kyle. USA: ARPG, 2013.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis: Vozes,

___________. A história da sexualidade: a vontade de saber. 23. ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1987.

HILL, J. Are You a Boy or a Girl?: Representations of Transgender Children in Picture Books. 2020. (Doctoral

dissertation). Retrieved from https://scholarcommons.sc.edu/etd/5743.

JUNQUEIRA, R. D. Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia

no cotidiano escolar. In: MISKOLCI, Richard (org.). Discursos fora de ordem: deslocamentos, reinvenções e

direitos. São Paulo: Annablume. 2012, p. 277-305.

LIMA, T. Educação básica e o acesso de transexuais e travestis à educação superior. Revista do Instituto de

Estudos Brasileiros, Brasil, n. 77, p. 70-87, dez. 2020.

LOURO, G. L. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Patrópolis, RJ: Vozes,

_______. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. Ed – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

MADALENA, E. V. Temática transgênero na literatura infantil. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, ISSN

-7620, n.º 4, p. 159-178, 2017.

MEADOW, T. Trans kids: being gendered in the twenty-first century. California: University of California Press,

MEADOW, T. Child. TSQ: Transgender Studies Quarterly, 1(1–2), 57–59. 2014 Disponível em: https://doi.

org/10.1215/23289252-2399596 Acesso: 03/01/2023.

MILLER, J. The Transformative Potential of LGBTQ+ Children’s Picture Books. (Children’s Literature Association

Series) University Press of Mississippi, 2022.

MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: autentica Editora: UFOP, 2012.

NODELMAN, P. Words About Pictures: The Narrative Art of Children’s Picturebooks. Athens: University of Georgia

Press, 1988.

OLIVEIRA, M. R. G. Minha vida em cor-de-rosa: cenas e encenações da transexualidade feminina na infância.

USP: Revista Aspas | Vol. 8 | n. 1 | 2018.

ORTEGA, F. Caderno de Leituras n.109: Por uma ética e uma política da amizade. Edições Chão da Feira: Belo

Horizonte, 2020.

PRECIADO, B. O manifesto contrassexual. São Paulo: N-1 edições, 2014.

ROBERTSON, M. A. Growing Up Queer: Kids and the Remaking of LGBTQ Identity. New York: New York University

Press, 2018.

SALEIRO, S. P. Diversidade de género na infância e educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género. ex aequo, (36), 2017.

SALISBURY, M; STYLES, M. Children’s Picture books: The art of visual storytelling. London: Laurence King

Publishing Ltd, 2012.

SAPP, J. Lesbian and Gay Voices: An Annotated Bibliography and Guide to Literature for Children and Young

Adults. Vol. 35, N. 1, 2010.

SALAM M. M; CHANDOLA, R. Exploring the link between loneliness and suicidal ideation in transgender

individuals. India: European Chemical Bulletin, 12(Special Issue 4), 2023.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo/ Tomaz Tadeu da Silva. 3. Ed. – 1

reimp – Belo Horizonte: Autêntica. 2010.

STRYKER, S. My words to Victor Frankenstein above the village of Chamonix: Performing transgender rage. In:

The transgender studies reader / edited by Susan Stryker and Stephen Whittle. New York: Routledge. 2006.

TRAVERS. A. The Trans Generation: How Trans Kids (and Their Parents) Are Creating a Gender Revolution. New

York: New York University Press, 2018.

YADEGARFARD, M. (et. At.). Family Rejection, Social Isolation, and Loneliness as Predictors of Negative Health

Outcomes (Depression, Suicidal Ideation, and Sexual Risk Behavior) Among Thai Male-to-Female Transgender

Adolescents. Journal of LGBT Youth, NY: Routledge Taylor & Francis Group, 2014.

XAVIER, T. P. O; VIANNA, C. A Educação de Pessoas Trans*: relatos de exclusão, abjeção e luta. Educação &

Realidade: Porto Alegre, v. 48, e124022, 2023.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Lima, S. R. de O., & Buenos Aires de Carvalho, D. . (2025). ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM INFANTIL TRANS NO ESPAÇO ESCOLAR NO PICTUREBOOK WHEN KAYLA WAS KYLE. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2025854

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2023-12-29
Aceptado 2024-11-11
Publicado 2025-01-31