ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM INFANTIL TRANS NO ESPAÇO ESCOLAR NO PICTUREBOOK WHEN KAYLA WAS KYLE
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025854Palabras clave:
Picturebooks; Personagens Trans; Escola.Resumen
crescente a representação de personagens trans femininas e masculinas nos picturebooks de língua inglesa. Desde 2008 mais de 16 obras foram publicadas em formas e contextos diversos. Em observância aos espaços por onde essas personagens circulam, e o modo como negociam suas identidades, este artigo busca analisar o picturebook When Kayla was Kyle, escrito por Amy Fabrikant e ilustrada por Jennifer Levine (2013), focando nas adversidades vividas pela protagonista no contexto escolar em decorrência de sua identidade de gênero. Autores como Butler (2015), Meadow (2018), Oliveira (2018), Louro (2005), Andrade (2012), Caputo (2024), dentre outros fazem parte do escopo teórico desta pesquisa bibliográfica por meio da qual é possível afirmar que nesse picturebook a escola ainda se constitui um espaço de opressão para crianças trans.
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Aceptado 2024-11-11
Publicado 2025-01-31