ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS

LIVROS, LEITURAS E CRIANÇAS PELA VOZ DE EDUCADORAS DE UMA CRECHE FILANTRÓPICO-CONVENIADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025891

Palabras clave:

Creche; Práticas de leitura literária; Adultos e crianças; Infâncias.

Resumen

A leitura literária, com base no livro de literatura infantil, é uma prática presente para e com as crianças pequenas em creches? Que concepções orientam essa ação? Que sentidos mobilizam? O presente artigo tem por objetivo refletir sobre estas e outras indagações, a partir de recorte de uma dissertação de mestrado, com base nos excertos de entrevistas realizadas com educadoras de uma creche filantrópico-conveniada. As conclusões apontam para uma multiplicidade de orientações que tangenciam a prática da leitura literária com as crianças, desde bebês, destacando-se experiências de vida marcadas por (des)encontros com o texto literário, formação e vida.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

AMORIM, Marilia. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia (orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo, Cortez: 2007, p. 11-25.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense (1994).

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense (1995).

BENJAMIN, Walter. Visão do livro infantil. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2002.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Ouro Sobre o Azul, 2011.

CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: Paiva, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 183-204.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

KRAMER, Sonia. Alfabetização, Leitura e Escrita: Formação de Professores em curso. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias Botafogo, 1995.

KRAMER, Sonia. Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 497-515, maio/ago. 2004.

KRAMER, Sonia. Formação inicial e continuada: do direito dos professores à escrita e à leitura literária. In: FONTOURA, Helena Amaral da e SILVA, Marco (orgs.). Formação de Professores, Culturas: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, p. 37-49.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte; Autêntica, 2003.

PRESTES, Zoia. L. S. Vigostski: algumas perguntas, possíveis respostas. In: VAZ, Alexandre Fernandes e MOMM, Caroline Machado (orgs.). Educação infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Editora Nova Harmonia, 2012, p. 57 a 71.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia; (orgs.). História de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.

VIGOTSKY, Lev. S.. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VIGOTSKY, Lev S.. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKY, Lev S.. Imaginação e criação na infância. Ensaio psicológico: livro para professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

YUNES, Eliana. Pensar a Leitura: Complexidade. São Paulo: Loyola, 2002.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Salutto, N. (2025). ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS: LIVROS, LEITURAS E CRIANÇAS PELA VOZ DE EDUCADORAS DE UMA CRECHE FILANTRÓPICO-CONVENIADA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2025891

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2024-01-15
Aceptado 2024-09-10
Publicado 2025-01-31