APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

INFÂNCIA, LITERATURA E ESCOLA: QUESTÕES E TENSÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025981

Palabras clave:

Literatura, infância, escola

Resumen

As reflexões acerca das tensões entre infância, literatura e escola é o que nos motivou na organização deste dossiê, cujo objetivo foi o de reunir artigos que tragam resultados de pesquisas e relatos de experiências que discutam e analisem tais tensões articulando-as a reflexões sobre concepções e práticas de leitura literária e suas repercussões nos processos formativos. Os vinte e dois artigos aqui reunidos abordam as referidas tensões a partir de distintas perspectivas que foram organizadas em quatro blocos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mônica Correia Baptista, UFMG

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Líder do Grupo de Pesquisa em Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI/FaE/UFMG. Coordena o curso Leitura e Escrita na Educação Infantil e o Programa Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância da FaE/UFMG. Membro do Fórum Mineiro de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil/MIEIB. Integra a diretoria da ABalf – Associação Brasileira de Alfabetização. Desenvolve pesquisas nas áreas de oralidade, leitura e escrita, currículo, formação de professores, políticas públicas e literatura, na Educação infantil.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CAMASMIE, Vanessa de Abreu. Aula de literatura do Ensino Fundamental l do Colégio Pedro ll, campus Humaitá.

Tese de Doutora em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, vol.24, n.9. p.806, set

DARTON, Robert. O beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

EAGLETON, Terry. O acontecimento da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2024.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes,

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais

- Vol. 32, N° 94, 2017, p.1-18.

NIKOLAJEVA, Maria. Poder, voz e subjetividade na literatura infantil. São Paulo: Perspectiva, 2023.

VITOTSKI, L.S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VITOTSKI, L.S Educação Estética. In Vigotski, Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 323-

ZILBERMAN. Regina. Literatura Infantil na escola. 11ª ed, rev, atual e ampl. São Paulo: Global, 2003.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Corsino , P., & Baptista, M. C. . (2025). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: INFÂNCIA, LITERATURA E ESCOLA: QUESTÕES E TENSÕES. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–8. https://doi.org/10.47249/rba2025981

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"