APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

INFÂNCIA, LITERATURA E ESCOLA: QUESTÕES E TENSÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025981

Palavras-chave:

Literatura, infância, escola

Resumo

As reflexões acerca das tensões entre infância, literatura e escola é o que nos motivou na organização deste dossiê, cujo objetivo foi o de reunir artigos que tragam resultados de pesquisas e relatos de experiências que discutam e analisem tais tensões articulando-as a reflexões sobre concepções e práticas de leitura literária e suas repercussões nos processos formativos. Os vinte e dois artigos aqui reunidos abordam as referidas tensões a partir de distintas perspectivas que foram organizadas em quatro blocos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Correia Baptista, UFMG

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Líder do Grupo de Pesquisa em Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI/FaE/UFMG. Coordena o curso Leitura e Escrita na Educação Infantil e o Programa Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância da FaE/UFMG. Membro do Fórum Mineiro de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil/MIEIB. Integra a diretoria da ABalf – Associação Brasileira de Alfabetização. Desenvolve pesquisas nas áreas de oralidade, leitura e escrita, currículo, formação de professores, políticas públicas e literatura, na Educação infantil.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CAMASMIE, Vanessa de Abreu. Aula de literatura do Ensino Fundamental l do Colégio Pedro ll, campus Humaitá.

Tese de Doutora em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, vol.24, n.9. p.806, set

DARTON, Robert. O beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

EAGLETON, Terry. O acontecimento da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2024.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes,

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais

- Vol. 32, N° 94, 2017, p.1-18.

NIKOLAJEVA, Maria. Poder, voz e subjetividade na literatura infantil. São Paulo: Perspectiva, 2023.

VITOTSKI, L.S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VITOTSKI, L.S Educação Estética. In Vigotski, Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 323-

ZILBERMAN. Regina. Literatura Infantil na escola. 11ª ed, rev, atual e ampl. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Corsino , P., & Baptista, M. C. . (2025). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: INFÂNCIA, LITERATURA E ESCOLA: QUESTÕES E TENSÕES. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–8. https://doi.org/10.47249/rba2025981

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"