A ESCRITA E SUA BASE FONOLÓGICA EM CONTEXTOS LÚDICOS E LETRADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2023730

Mots-clés :

Educação Infantil, Linguagem Escrita, Alfabetização, Consciência fonológica, Cultura lúdica

Résumé

Se a cultura escrita, a literatura e a diversidade de gêneros textuais são consideradas como importantes aspectos da apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil, a abordagem da faceta linguística ainda encontra fortes resistências e segue constituindo intensas controvérsias no campo. A partir de uma perspectiva que não dicotomiza as apropriações relativas à escrita alfabética e à dimensão sociocultural da escrita, o artigo discute sobre as aprendizagens dos aspectos notacionais e fonológicos da escrita na Educação Infantil, no contexto e na continuidade de práticas socioculturais e brincantes – como jogos, brincadeiras, tradição oral e literatura – sem perder o caráter cultural do objeto de conhecimento e sem ferir os princípios desse segmento.

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Biographie de l'auteur

Liane Castro de Araujo, Faculdade de Educação/Universidade Federal da Bahia

Professora Dra. do Departamento II da Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Federal da Bahia

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Publiée

2023-06-30

Comment citer

Araujo, L. C. de . (2023). A ESCRITA E SUA BASE FONOLÓGICA EM CONTEXTOS LÚDICOS E LETRADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–17. https://doi.org/10.47249/rba2023730

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ