ANÁLISE COMPARATIVA DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA E DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO - PNLD LITERÁRIO A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE LEITURA E DEMOCRACIA CULTURAL

Auteurs

  • Marília Forgearini Nunes UFRGS
  • Camila Alves de Melo
  • Carolina Medronha Figueira da Silva

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2023763

Mots-clés :

Magda Soares. Leitura. Literatura. Políticas de leitura.

Résumé

O texto analisa os dois principais programas brasileiros de distribuição de livros entre 2013 e 2023 com base na relação entre leitura literária e democracia cultural apresentados em Leitura e democracia cultural (Soares, 2008). A partir de análise documental, comparam-se dados gerais dos Programas — PNBE e PNLD Literário — evidenciando como eles ampliam ou reduzem tanto a distribuição equitativa de bens simbólicos quanto interferem na intencionalidade da leitura literária. Os dados demonstram mudanças na cultura leitora apagando a leitura sensível e reforçando a leitura pragmática, o que resulta em prejuízo não só à leitura literária, mas principalmente ao exercício da democracia cultural afetada também por uma distribuição de livros realizada com maior intervalo temporal.

 

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Publiée

2023-09-07

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Forgearini Nunes, M., Alves de Melo, C., & Medronha Figueira da Silva, C. (2023). ANÁLISE COMPARATIVA DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA E DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO - PNLD LITERÁRIO A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE LEITURA E DEMOCRACIA CULTURAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–11. https://doi.org/10.47249/rba2023763

Numéro

Rubrique

ARTIGOS
Reçu dans 2023-07-26
Accepté en 2023-08-28
Publié dans 2023-09-07