LIVRO INFANTIL MULTIFORMATO EM SISTEMA PICTOGRÁFICO:

LANÇANDO A SEMENTE DA INCLUSÃO PELA VIA LITERÁRIA

Auteurs

  • Mara Rita Araújo Lago UFPA Castanhal
  • Sylvia Maria Trusen UFPA- Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal
  • Yomara Pinheiro Pires UFPA- Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2025901

Mots-clés :

texto multiformato, leitura, inclusão, literatura.

Résumé

Neste estudo resultante da dissertação de Mestrado defendida em 2023, pontuou-se a relevância dos livros infantis multiformato para a estimulação da contação de histórias para alunos com autismo. Apresentou-se como objetivo: descrever a interação entre as crianças e o livro infantil multiformato, com base nas observações explicitadas pelos docentes no questionário da pesquisa. A técnica metodológica principal pautou-se numa abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu através de pesquisa bibliográfica, documental, formulário on-line e presencial, em escola da educação infantil no Município de Castanhal (PA), com aplicação de oficina, tendo como sujeitos professoras e seus estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Nossa análise revela que o material aplicado aos estudantes  pelos docentes foi capaz de estimular a curiosidade  e a interação dos estudantes.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Mara Rita Araújo Lago, UFPA Castanhal

Mestre em Estudos Antrópicos da Amazônia (UFPA), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (FACIBRA), Esp. em Educação Cultura e Organização Social ( UFPA),  Graduada em Pedagogia (UFPA). Atualmente atua como docente na Prefeitura Municipal de Castanhal (Sala de Recursos Multifuncionais), participa do grupo de estudos ALLIP. 

Sylvia Maria Trusen, UFPA- Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal

Prof.ª Drª Sylvia Maria Trusen . Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras Notre Dame (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Pós-doutoramento sob orientação da Profa Ana Amorim de Alencar, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação Ciência da Literatura (linha de pesquisa: Estudos semiológicos: Texto, Leitura e Transdisciplinaridade) Professora Associada da Universidade Federal do Pará, Professora do Programa de Pós-Graduação Estudos Antrópicos da Amazônia/PPGEAA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativas do Insólito e Conto Maravilhoso, Leitura e Tradução Intercultural, Psicanálise e Literatura. Atualmente é Membro do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise.

Yomara Pinheiro Pires, UFPA- Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal

Drª Yomara Pires. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará , atuando na Faculdade de Computação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA) no Campus Universitário de Castanhal. É coordenadora do PPGEAA/UFPA ,em nível de mestrado. Coordena o projeto Meninas Paid'éguas, projeto pertencente ao Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade do Campus Universitário de Castanhal (NAcess). Tem experiência em pesquisas na área Multidisciplinar das Ciências Biológicas e da Saúde com ênfase em Saúde humana e Ambiental, e na área da Ciência da Computação e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, informática e educação, inteligência artificial, acessibilidade web, mineração de dados e computação afetiva.

Références

ABBAGNANO, Nicola et al. Dicionário de filosofia. São Paulo, 2007. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B7Kmav1S0xnaaFNaZzdfOE5wdjg/edit?resourcekey=0-ukb_HNWkQ0libEy9aYEdiw. Acesso em: 02 jun. 2023.

ABNT NBR 6023/2018. Disponível em: file:///C:/Users/Mara%20Lago/Downloads/ABNT_-_6023_-_Elaborao_Referncias_-_2018%20(2).pdf. Acesso em: 19 jan.2024.

ABNT NBR 10520/2023. Disponível em: https://www.ccsa.ufpb.br/secretariado/contents/documentos/abnt-docs/2023_abnt-10520-citacoes.pdf. Acesso em: 09 dez. 2023

AGUIAR, Camila. Trabalho colaborativo como ferramenta para inclusão escolar. 2022. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/formacao-trabalho-colaborativo/. Acesso em 04 jun. 2023.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. LEI Nº 10.753, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003 Institui a Política Nacional do Livro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10753-30-outubro-2003-497306-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em 01 mar. 2022

BRASIL, Ministério da Educação. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Programa Implantação de sala de Recursos Multifuncionais. República Federativa do Brasil, Brasília /DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-fedeal/194-secretarias-112877938/secad. Acesso em: 01 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Brasília: Diário Oficial da União Brasília/DF, 2022. Disponível em: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtorno-do-espectro-autista/definicao-tea/2022. Acesso em: 21 set. 2021.

BRASIL, Lei de Diretrizes; DA EDUCAÇÃO, Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União-Seção, p. 1-23, 1996. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96. Acesso em: 12 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/ CEB nº 02 de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União.Brasília/DF: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 04 de 02 de outubro de 2009. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rceb00409.pdf?query=diretrizes%20curriculares%20complementares. Acesso em: 15 nov. 2021.

BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 02, 07 jul. 2015. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 01 set. 2020.

BRASIL, MEC, 2018. Projeto Livro Acessível. República Federativa do Brasil, Brasília /DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17435-projeto-livro-acessivel-novo. Acesso em: 06 nov. 2023.

BRASIL, 2020. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. República Federativa do Brasil, Brasília /DF, 2020. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12020.pdf?query=bncc%20ei%20ef. Acesso em: 01 jun. 2023.

BRASIL, Senado Federal. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: set. 2021.

BRASIL. Decreto 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o programa Nacional do livro e do Material Didático República Federativa do Brasil, Brasília /DF, 2017. Disponível em: https://www.sinesp.org.br/quem-somos/legis/200-educando/material-escolar/4078-decreto-federal-n-9-099-de-18-07-2017-dispoe-sobre-o-programa-nacional-do-li-vro-e-do-material-didatico. Acesso em set.2022

BRITES, Luciana. BRITES, Clay. Mentes Únicas. São Paulo: Editora Gente, 2019.

CARDOSO, Eduardo; MARTINS, Daianne Serafim; KAPLAN, Lúcia. Diretrizes para o desenvolvimento de livros infantis multiformato acessíveis. Blucher Design Proceedings. Blucher, 2018. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/diretrizes-para-o-desenvolvimento-de-livros-infantis-multiformato-acessveis-30233. Acesso em: 23 nov. 2021.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos, v. 4. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox?projector=1. Acesso 23 jan. 2024

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. 2 ª Ed.- Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1991.

COSSON., Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Unesp. São Paulo. P. 101-107. 2006. Conteúdo e didática de alfabetização. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1-S0ed0WXvegAHBm21l-Pshi1A2hOFEos. Acesso em 13 abr. 2022.

Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Necessidades educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 23 nov. 2021.

EDITORA, Porto. Dicionários Porto Editora. Obtido em, v. 4, 2013. Disponível em: Disponível em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/feltro. Acesso em: 11 jun. 2022.

E.V.A Caracteriza-se por ser: Emborrachado Atóxico Lavável Aderente Resistente Colorido. Disponível em: https://www.espacoeducar.net/2009/05/o-que-significa-eva-como-e-feito-este.html. Acesso em: 11 jun. 2022.

FACION, José Raimundo. Transtornos invasivos do desenvolvimento e transtornos de comportamento disruptivo. 2ª edição, ed. Curitiba: IBPEX, 2005. Disponível em: http://espacoviverzen.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Transtornos_invasivos_do_desenvolvimento_e_transtornos_de_comportamento_disruptivo.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

FERREIRA, Patrícia Reis; TEIXEIRA, Eny Viviane da Silva; BRITTO, Denise Brandão de Oliveira. Relato de caso: descrição da evolução da comunicação alternativa na pragmática do adulto portador de autismo. Revista Cefac , v. 559-567, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/ZssknYvqNFycBhNVZgDcGpN/?format=html&lang=pt. Acesso em: Out. 2023

GAIATO, Mayra. S.O.S. autismo: guia completo para entender o Transtorno do Espectro Autista. 2ª Ed.- São Paulo: nVersos, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

Disponível em: file:///C:/Users/maral/Downloads/GIL-%202002-%20Como%20Elaborar%20Projeto%20de%20Pesquisa.PDF. Acesso em: 22 nov. 2021.

JONTIEM, DECLARAÇÃO. DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. In: Conferência Mundial sobre Educação para Todos. Jontiem, Tailândia. 1990.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. Editora Ática, 1993.

LARROSA, J. Experiência e paixão, In: LARROSA, J Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/390596513/Linguagem-e-educacao-depois-de-Babel-Larrosa-pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.

LEME, Fabiana. Contação de histórias: 7 dicas para incluir alunos com autismo. Inclutopia., 2019. Disponível em: https://www.inclutopia.com.br/l/contacao-de-historias-7-dicas-para-incluir-alunos-com-autismo/Acesso em 13 abr. 2022.

LOURENÇO. Maria Verônica Fernandes. A importância das fábulas na primeira infância ( manuscrito), 2015.Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9385/1/PDF%20-%20Maria%20Ver%C3%B4nica%20Fernandes%20Louren%C3%A7o.pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.

FRANCISCO, M.A.R.M. A Importância do Livro Adaptado em Símbolos Pictográficos da Comunicação no Desenvolvimento de Competências em Crianças com Perturbações na Comunicação. Relatório de projeto, Instituto Politécnico de Leiria, 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/75548959.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.

NUNES, D. R de P.; BARBOSA, J. P da S; NUNES, L.R. de P. Comunicação Alternativa para alunos com autismo na escola: uma revisão da literatura. Rev. Braas. Ed.Esp., Bauru, v. 27, c0212, p. 655-672, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0212. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nbgNN3cWGTqsMvc3h4qSkny/?format=pdf. Acesso em: 27 fev. 2022.

OLIVEIRA, Rui. Pelos jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2008. Disponível em: https://buscaintegrada.ufrj.br/Record/aleph-UFR01-000728755/Details. Acesso em: 06 jun. 2023.

PAIVA, Lauriana G. de: SOUZA, Lígia (Orgs.). Fábulas incríveis e fascinantes: O rato volta à cidade. Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII. v. 1, n. 1-Juiz de Fora, dezembro, 2011. Disponível em: https://www.ufrgs.br/comacesso/wp-content/uploads/2020/04/FA%CC%81BULARato-Final.pdf;). Acesso em: 20 jan. 2020.

PAIVA, Lauriana G. de: SOUZA, Lígia (Orgs.). Fábulas incríveis e fascinantes: A galinha dos ovos de chocolate. Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII. v. 1, n. 1-Juiz de Fora, dezembro, 2011. Disponível em: https://www.ufrgs.br/comacesso/wp-content/uploads/2020/04/FA%CC%81BULA_A-Galinha-dos-ovos-de-chocolate.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

PAIVA ,Lauriana G. de: SOUZA, Lígia (Orgs.). Fábulas incríveis e fascinantes: A raposa e as peras verdes. Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII. v. 1, n. 1-Juiz de Fora, dezembro, 2011. Disponível em: https://www.ufrgs.br/comacesso/wp-content/uploads/2019/09/A-raposa-e-as-peras-verdes.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

PROPANOV, Cleber Cistiano; FREITAS Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo, 2013. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlZHVjYWNhb2Vjb250YWJpbGlkYWRlfGd4OjU5NjIxOWU5NTgwZDdlZjY. Acesso em: 12 fev. 2021.

SILVA, Luzia Guacira dos Santos. Educação inclusiva: práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2014. Coleção pedagogia e educação.

SOUSA, C. Literatura para todos. In: Curso Cultura e Acessibilidade: pesquisa, formação e

produção. Porto Alegre, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Publicações. COMacesso. Disponível em:https://www.ufrgs.br/comacesso/publicacoes/. Acesso em: 08 de nov. de 2021.

Téléchargements

Publiée

2025-01-31

Comment citer

Lago, M. R. A., Trusen, S. M., & Pires, Y. P. (2025). LIVRO INFANTIL MULTIFORMATO EM SISTEMA PICTOGRÁFICO:: LANÇANDO A SEMENTE DA INCLUSÃO PELA VIA LITERÁRIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–20. https://doi.org/10.47249/rba2025901

Numéro

Rubrique

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Reçu dans 2024-01-30
Accepté en 2024-08-19
Publié dans 2025-01-31