POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022586

Palavras-chave:

Políticas de alfabetização, Programa nacionais, Reforma curricular, Fracasso escolar

Resumo

Este artigo objetiva analisar as políticas de alfabetização nacionais promovidas após o período ditatorial militar, com foco nas décadas de 1980 e 1990. Analisa, portanto, documentos que concretizaram posições, programas e reformas criadas pelo Governo Federal para estancar o analfabetismo e proporcionar que as crianças aprendam a ler e a escrever. Conclui que, para alfabetizar todas as crianças, são necessárias mudanças profundas em nível econômico, político e cultural no Brasil.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Fracasso/sucesso: um pesadelo que perturba os nossos sonhos. Em Aberto,

Brasília, v. 17, n. 71, p. 33-40, jan. 2000.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano decenal de educação para todos. Brasília: 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Alternativas de alfabetização para a América Latina e o Caribe. Brasília: Inep,

(Série encontros e debates).

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino de 1o

e 2o Graus. A escola de 1o

grau e o

currículo (1a

parte). 2. ed., 1980. (Série Ensino Regular, 13).

BRASIL. Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania: marcos de referência. Brasília: Ministério da

Educação, 1991.

COMISSÃO NACIONAL DO ANO INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (CNAIA). Alfabetizar e libertar. Boletim

Articulação. Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil (RAAAB), ano 21, 1990.

ESPÓSITO, Yara Lúcia. Alfabetização em revista: uma leitura. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação

Carlos Chagas, n. 80, p. 21-27, fev. 1993.

FERREIRO, Emilia. Alternativas a la comprension Del analfabetismo en la region. In: BRASIL. Ministério da

Educação. Alternativas de alfabetização para a América Latina e o Caribe. Brasília: Inep, 1988. (Série encontros

e debates).

FERREIRO, Emilia. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São

Paulo: n. 52, p. 7-17, fev. 1985.

FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FIORIN, José Luiz. Língua, discurso e política. Alea, v. 11, n. 1, p. 148-165, jan., jun., 2009.

HADDAD, Sérgio. Tendências Atuais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In.: MACHADO, Maria

Margarida. A trajetória da EJA na década de 90 – políticas ppúblicas sendo substituídas por “solidariedade”.

PATTO, Maria Helena de Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo:

Casa do Psicólogo, 2000.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Editora Autores Associados, 2007.

UNESCO/OREALC. El Proyecto Principal de Educación en América Latina y el Caribe: avances, obstáculos

y prioridades de acción para el futuro. Tercera Reunión Del Comité Regional Intergubernamental del Projeto

Principal de Educación en América Latina y el Caribe, Guatemala, 26-30 de junio de 1989.

UNICAMP. Faculdade de Educação. Manifestação da Faculdade de Educação da Unicamp, Pro-posições,

Campinas, n. 4, p. 88-90, abr. 1991.

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Gontijo, C. M. M. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 33-43. https://doi.org/10.47249/rba2022586

Edição

Seção

ARTIGOS