A CIRCULAÇÃO DE ABECEDARIOS E ALPHABETOS ILLUSTRADOS NO BRASIL NO SÉCULO XIX

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DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023678

Palavras-chave:

abecedários, alfabetos ilustrados, ensino da leitura, século XIX

Resumo

O foco deste artigo são abecedários que circularam no Brasil no século XIX. Os dados da investigação foram todos coletados em jornais disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Apresentam-se três argumentos principais: 1) para o período supracitado, havia circulação de muitos abecedários, fossem em formato de folhetos, fossem no de códex; 2) para a produção e uso desses artefatos, argumentava-se em favor do “aprender brincando”, revelando que, muito antes do advento da circulação dos ideais da Escola Nova no Brasil – que se dá fortemente desde as primeiras décadas do século XX –, essa ideia era corrente no país, tanto para/no ensino doméstico quanto escolar; 3) desde o final da primeira metade do século XIX, defendia-se o fim da soletração e anunciavam-se cartas para aprender a ler com as quais não era necessário o ensino das sílabas isoladas.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Peres, E. T. (2023). A CIRCULAÇÃO DE ABECEDARIOS E ALPHABETOS ILLUSTRADOS NO BRASIL NO SÉCULO XIX. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–17. https://doi.org/10.47249/rba2023678

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-01-17
Aceito em 2023-01-26
Publicado em 2023-06-30