O IMPACTO DOS ESTUDOS DE MAGDA SOARES NO CAMPO DO LETRAMENTO DIGITAL

Autores

  • Mônica Daisy Vieira Araújo Universidade Federal de Minas GeraisFaculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023747

Palavras-chave:

Letramento digital, Leitura digital, Escrita Digital, Magda Soares

Resumo

Magda Soares teve um grande impacto nos estudos relacionados à alfabetização, à leitura e à escrita em suporte digital, haja vista a repercussão de seu único artigo sobre o tema, publicado em 2002, intitulado Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Segundo dados do perfil da autora no Google Acadêmico, de 2005 a 2023, o artigo possui 1.532 citações. Ressalta-se que, no perfil disponível para verificação das métricas de citações, esse artigo se encontra em quarto lugar no ranking das publicações de Magda Soares. Em primeiro lugar, com 7.101 citações, está o livro Letramento um Tema em Três Gêneros, seguido do artigo Letramento e Alfabetização as Muitas Facetas, com 2.250 citações, e o livro Linguagem e Escola – uma Perspectiva Social, com 1.885 citações. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições de Magda Soares para a definição de letramento digital, bem como mapear a repercussão do artigo Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura no campo dos estudos sobre letramento digital. Os dados foram analisados a partir das métricas: estado, país, ano de publicação, área de conhecimento e editora. A análise realizada demonstra a relevância da pesquisadora, no campo dos estudos sobre letramento digital no Brasil, e também o impacto de sua obra em outras áreas de conhecimento que se intercruzam com a temática tecnologia digital na educação.

 

Métricas

Visualizações em PDF
965
Sep 07 '23Sep 10 '23Sep 13 '23Sep 16 '23Sep 19 '23Sep 22 '23Sep 25 '23Sep 28 '23Oct 01 '23Oct 04 '239
|

Biografia do Autor

Mônica Daisy Vieira Araújo, Universidade Federal de Minas GeraisFaculdade de Educação

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FaE/UFMG.

Referências

ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludmylla Moreira. Termos e Ações Didáticas sobre Cultura Escrita Digital – Nepced na Escola. CEALE/UFMG. 2022. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/09/Ebook-Termos-e-acoes-didaticas-sobre-cultura-escrita-digital-%E2%80%93-NEPCED-na-escola-1_compressed-1.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2023.

COTA, João Marcos Martins da Costa. Internet. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludmylla Moreira. Termos e Ações didáticas sobre Cultura Escrita Digital – Nepced na Escola. CEALE/UFMG. 2022. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/09/Ebook-Termos-e-acoes-didaticas-sobre-cultura-escrita-digital-%E2%80%93-NEPCED-na-escola-1_compressed-1.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2023.

FERREIRA, Isabella Bacha; FERREIRA, Helena Maria. Leitura de Textos Multissemióticos: (Re) Visitando Habilidades. São Paulo: Editora Dialética, 2021. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=blpcEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&ots=3MBxtNI-m5&sig=jOFKY9cNAwatf00lkX02bNfmdjk&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 06 de maio de 2023.

GEMENTE, Flórence. Atletismo na Educação Física Escolar: a Elaboração Colaborativa do Software Atletic. 2015. 216p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. DOI: http://hdl.handle.net/11449/126412. Acesso em: 03 de junho de 2023.

GLORIA, Juliana Silva; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Gestos, Comportamentos e Sociabilidades dos Alunos-Usuários em Situação de Produção e Recepção de Texto Digital. Anais da 28 Reunião da Anped 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/gt10.htm. Acesso em: 25 de junho de 2023.

KOMESU, Fabiana; TENANI, Luciana. Internetês. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludmylla Moreira. Termos e Ações Didáticas sobre Cultura Escrita Digital – Nepced na Escola. CEALE/UFMG. 2022. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/09/Ebook-Termos-e-acoes-didaticas-sobre-cultura-escrita-digital-%E2%80%93-NEPCED-na-escola-1_compressed-1.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2023.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LINO, Bruna Meira de Oliveira. On vs Offline: Oportunidades e Gaps Metodológicos para a Pesquisa de Mercado. 2016, 66p. Monografia (Especialização em Pesquisa de Mercado Aplicada a Comunicações) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://pospesquisa.eca.usp.br/monografias/Bruna%20Lino.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2023.

NUNES, Lina Cardoso. O Processo de Produção de Hipertextos em Curso Superior: Alternativa Didática para Construir-se como Autor. Educar em Revista. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.378.

SEVILLA-PAVÓN, Ana. Assisted Language Learning and the Internationalisation of the Portuguese Language in Higher Education Contexts. Revista Digital Education Review, n. 25, 2015. DOI: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1088259.pdf.

SOARES. Magda. As Condições Sociais da Leitura: uma Reflexão em Contraponto. In: Leitura: Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Ática. 1988.

SOARES. Magda. Língua Escrita, Sociedade e Cultura: Relações, Dimensões e Perspectivas. Revista Brasileira de Educação, p. 5-16, 1995. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24781995000100002&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 05 de junho de 2023.

SOARES. Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Revista Educação e Sociedade. vol. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 de maio de 2023.

SOUZA, Francislaine Ávila de et al; ANDRADE, José Antônio Araújo; MARTINS, Francine de Paulo. As Práticas de Letramento Matemático Digital e o Papel Mediador das Tecnologias Digitais: uma Experiência com o Software Superlog na Educação Básica. Devir Educação, p. 155–178, 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.232.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Vieira Araújo, M. D. (2023). O IMPACTO DOS ESTUDOS DE MAGDA SOARES NO CAMPO DO LETRAMENTO DIGITAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–13. https://doi.org/10.47249/rba2023747

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-07-25
Aceito em 2023-08-28
Publicado em 2023-09-07