O IMPACTO DOS ESTUDOS DE MAGDA SOARES NO CAMPO DO LETRAMENTO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023747Palavras-chave:
Letramento digital, Leitura digital, Escrita Digital, Magda SoaresResumo
Magda Soares teve um grande impacto nos estudos relacionados à alfabetização, à leitura e à escrita em suporte digital, haja vista a repercussão de seu único artigo sobre o tema, publicado em 2002, intitulado Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Segundo dados do perfil da autora no Google Acadêmico, de 2005 a 2023, o artigo possui 1.532 citações. Ressalta-se que, no perfil disponível para verificação das métricas de citações, esse artigo se encontra em quarto lugar no ranking das publicações de Magda Soares. Em primeiro lugar, com 7.101 citações, está o livro Letramento um Tema em Três Gêneros, seguido do artigo Letramento e Alfabetização as Muitas Facetas, com 2.250 citações, e o livro Linguagem e Escola – uma Perspectiva Social, com 1.885 citações. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições de Magda Soares para a definição de letramento digital, bem como mapear a repercussão do artigo Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura no campo dos estudos sobre letramento digital. Os dados foram analisados a partir das métricas: estado, país, ano de publicação, área de conhecimento e editora. A análise realizada demonstra a relevância da pesquisadora, no campo dos estudos sobre letramento digital no Brasil, e também o impacto de sua obra em outras áreas de conhecimento que se intercruzam com a temática tecnologia digital na educação.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludmylla Moreira. Termos e Ações Didáticas sobre Cultura Escrita Digital – Nepced na Escola. CEALE/UFMG. 2022. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/09/Ebook-Termos-e-acoes-didaticas-sobre-cultura-escrita-digital-%E2%80%93-NEPCED-na-escola-1_compressed-1.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2023.
COTA, João Marcos Martins da Costa. Internet. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludmylla Moreira. Termos e Ações didáticas sobre Cultura Escrita Digital – Nepced na Escola. CEALE/UFMG. 2022. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/09/Ebook-Termos-e-acoes-didaticas-sobre-cultura-escrita-digital-%E2%80%93-NEPCED-na-escola-1_compressed-1.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2023.
FERREIRA, Isabella Bacha; FERREIRA, Helena Maria. Leitura de Textos Multissemióticos: (Re) Visitando Habilidades. São Paulo: Editora Dialética, 2021. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=blpcEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&ots=3MBxtNI-m5&sig=jOFKY9cNAwatf00lkX02bNfmdjk&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 06 de maio de 2023.
GEMENTE, Flórence. Atletismo na Educação Física Escolar: a Elaboração Colaborativa do Software Atletic. 2015. 216p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. DOI: http://hdl.handle.net/11449/126412. Acesso em: 03 de junho de 2023.
GLORIA, Juliana Silva; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Gestos, Comportamentos e Sociabilidades dos Alunos-Usuários em Situação de Produção e Recepção de Texto Digital. Anais da 28 Reunião da Anped 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/gt10.htm. Acesso em: 25 de junho de 2023.
KOMESU, Fabiana; TENANI, Luciana. Internetês. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludmylla Moreira. Termos e Ações Didáticas sobre Cultura Escrita Digital – Nepced na Escola. CEALE/UFMG. 2022. Disponível em: https://nepced.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/09/Ebook-Termos-e-acoes-didaticas-sobre-cultura-escrita-digital-%E2%80%93-NEPCED-na-escola-1_compressed-1.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2023.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LINO, Bruna Meira de Oliveira. On vs Offline: Oportunidades e Gaps Metodológicos para a Pesquisa de Mercado. 2016, 66p. Monografia (Especialização em Pesquisa de Mercado Aplicada a Comunicações) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://pospesquisa.eca.usp.br/monografias/Bruna%20Lino.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2023.
NUNES, Lina Cardoso. O Processo de Produção de Hipertextos em Curso Superior: Alternativa Didática para Construir-se como Autor. Educar em Revista. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.378.
SEVILLA-PAVÓN, Ana. Assisted Language Learning and the Internationalisation of the Portuguese Language in Higher Education Contexts. Revista Digital Education Review, n. 25, 2015. DOI: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1088259.pdf.
SOARES. Magda. As Condições Sociais da Leitura: uma Reflexão em Contraponto. In: Leitura: Perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Ática. 1988.
SOARES. Magda. Língua Escrita, Sociedade e Cultura: Relações, Dimensões e Perspectivas. Revista Brasileira de Educação, p. 5-16, 1995. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24781995000100002&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 05 de junho de 2023.
SOARES. Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Revista Educação e Sociedade. vol. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 de maio de 2023.
SOUZA, Francislaine Ávila de et al; ANDRADE, José Antônio Araújo; MARTINS, Francine de Paulo. As Práticas de Letramento Matemático Digital e o Papel Mediador das Tecnologias Digitais: uma Experiência com o Software Superlog na Educação Básica. Devir Educação, p. 155–178, 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.232.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-08-28
Publicado em 2023-09-07