O QUE ENCONTRAMOS SOBRE A TRANSIÇÃO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

UMA IMERSÃO AO BANCO DA CAPES ENTRE 2007 A 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021496

Palavras-chave:

Criança, Práticas Pedagógicas, Brincadeira, Tempo e Espaço, Alfabetização

Resumo

Este artigo apresenta um Estado da Arte da produção acadêmica tendo como suporte de pesquisa o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo deste escrito é partilhar as análises dos autores que compõem o levantamento, que se referem a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Para tanto, mobilizou-se quatro principais eixos categoriais: práticas pedagógicas, tempo e espaço, brincadeira e alfabetização. A incursão demonstrou que as práticas pedagógicas do 1º Ano estão voltadas à uma concepção de alfabetização que rompe com experiências mais lúdicas e interativas, revelando pontos de tensões que levaram a criança estabelecer uma relação negativa com o ofício de aluno e impasses entre as duas etapas.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

Novicki, L. C. (2021). O QUE ENCONTRAMOS SOBRE A TRANSIÇÃO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UMA IMERSÃO AO BANCO DA CAPES ENTRE 2007 A 2017. Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 63-76. https://doi.org/10.47249/rba2021496

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TEMA LIVRE