OS SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS PROGRAMAS FEDERAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES (1990-2020)
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023677Palavras-chave:
Alfabetização., Letramento., Formação de professores., Formação continuada.Resumo
Resumo: O presente artigo busca discutir os sentidos da alfabetização e do letramento que circundam os programas federais de formação continuada de professores alfabetizadores desenvolvidos entre 1990 e 2020. Trabalhamos com a hipótese de que esses programas podem se estabelecer como indícios de quais usos políticos a leitura e a escrita assumiram durante o período investigado, bem como refletem os atravessamentos políticos educacionais e ideológicos que permeiam a alfabetização brasileira. Na análise dos materiais elaborados para o desenvolvimento desses programas observamos incoerências entre os significados de alfabetização e do que significa estar alfabetizado ao longo desses trinta anos. O texto apresenta uma ficha técnica dessas formações e explicita os conceitos de alfabetização expressos textualmente em seus materiais buscando trazer apontamentos que podem contribuir para as discussões na área da alfabetização e da formação de professores.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-07-19
Publicado em 2023-12-04