A ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA

UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE LEITURA NO ST. ANTHONYS’S LEARNING CENTER EM ENDICOTT/NY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023736

Palavras-chave:

Leitura literária, Literatura infantil, letramento social, práticas de leitura, Educação infantil

Resumo

O escopo deste artigo foi interpretar as possibilidades de escolarização da literatura na Educação Infantil no St. Anthonys’s Learning Center em Endicott/NY. O texto se fundamenta a partir de observações realizadas em duas turmas com crianças de 3 e 4 anos na referida escola nos Estados Unidos. O acompanhamento das atividades se deu durante a realização de um projeto de Literatura realizado por toda a escola. A fundamentação teórica se pautou em autores como Barone & Mallette (2013), Pinnell & Fountas (2011), Soares (2017) entre outros pesquisadores. A hipótese construída inicialmente e constatada foi de que os usos de “letramentos” não é entendido somente como uma questão de técnicas e de habilidades neutras de aprendizagem, mas como práticas que devem estar associadas aos significados de crença de uma cultura.

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Biografia Autor

Cristiane Dias Martins Cota, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação - UFMG

Prof. Associada da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Cota, C. D. M., & Silva, J. C. A. . (2023). A ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE LEITURA NO ST. ANTHONYS’S LEARNING CENTER EM ENDICOTT/NY. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2023736

Edição

Secção

DOSSIÊ