ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O LEGADO DE MAGDA SOARES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023768Palavras-chave:
Magda Soares; educação infantil; letramento; alfabetização; língua escrita.Resumo
Com o objetivo de explicitar os posicionamentos de Magda Soares sobre que experiências com a língua escrita poderiam ser praticadas com as crianças na educação infantil, examinamos entrevistas, artigos, capítulos de livros e livros que nossa mestra publicou neste milênio. Também analisamos comparativamente as edições da proposta curricular do município de Lagoa Santa - MG de 2008 e de 2020, que Magda Soares ajudou a construir. Concluímos que a mestra defendia para todas as crianças menores de seis anos não só o direito de ampliar suas experiências de letramento, mas, também, de avançar na apropriação da escrita alfabética, refletindo sobre palavras e com elas brincando.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BRADLEY, L; BRYANT, P. E. Categorizing sounds and learning to read – a causal connection. Nature, v. 301, n. 3. p. 419-421, 1983.
BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na educação infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. (org.). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Los sistemas de escritura en el desarollo del niño. México: Siglo XXI Editores, 1979.
FERREIRO, E.; GÓMEZ-PALACIO, M. Análisis de las perturbaciones em el proceso de aprendizaje de la lecto-escritura (Fascículo 2). México: Dirección General de Educación Especial, 1982.
LAGOA SANTA. Secretaria de Educação. Projeto Alfaletrar: metas em progressão. Lagoa Santa: Secretaria Municipal de Educação, 2008.
LAGOA SANTA. Secretaria de Educação. Projeto Alfaletrar: metas em progressão. Lagoa Santa: Secretaria Municipal de Educação, 2020.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G.; CORREA, J. O conhecimento das letras e o aprendizado da escrita alfabética. In: M. C. SILVA; A. C. P. S. CABRAL. (Org.). Práticas de alfabetização: processos de ensino e aprendizagem. Recife: Editora da UFPE, 2020, v. 1, p. 15-40.
MORAIS, A. G. O desenvolvimento da consciência fonológica e a apropriação da escrita alfabética entre crianças brasileiras. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 1-18, 2015.
MORAIS, A. G. Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. v. 1. 238p.
MORAIS, A.G.; SILVA, A.; NASCIMENTO, G. S. Ensino da notação alfabética e práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma análise das três versões da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-25, 2020.
MORAIS, A. G. ; SILVA, A. O ensino da escrita alfabética no final da educação infantil: comparando os currículos de seis países. Cadernos de Educação - UFPel (online), v. 1, p. 1-23, 2022.
SOARES, M. B. Alfabetização: a (des) aprendizagem das funções da escrita. Educação em Revista, v. 4, n. 08, 1988.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.
SOARES, M. Alfabetização e letramento na educação infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano VII, n. 20, p. 6-9, jul./out. 2009
SOARES, M. B. Simplificar sem falsificar. Revista Educação. Guia da Alfabetização. São Paulo, n. 1, 2010, p. 6-11.
SOARES, M. Aprendizagem lúdica. [Entrevista concedida a] Rubem Barros. Revista Educação, São Paulo, 1 nov. 2011. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizagem-ludica/ Acesso em: 15 nov. 2018.
SOARES, M. B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. Edição revista e ampliada. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, M. Leitura Crítica – A etapa da educação infantil BNCC - 3ª versão. Brasília, DF, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_2_Infantil_Magda_Becker_Soares.pdf. Acesso em: julho de 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, M. B. A proposta de ensino e avaliação da alfabetização em Lagoa Santa, Minas Gerais [Entrevista concedida a] Artur Gomes de Morais e Telma Ferraz Leal. Revista Em Aberto - INEP, v. 33, p. 1-11, 2020.
SOARES, M. B. Magda Soares em entrevista para Cadernos de Educação (UFPel) [Entrevista concedida a] Ana Ruth Moresco Miranda. Cadernos de Educação, n. 66, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-08-28
Publicado em 2023-09-07