DECOLONIALIDADE NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

UMA NOVA HISTÓRIA A SER CONTADA

Autores

  • Lucilene Rezende Alcanfor Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Claudia Panizzolo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025839

Palavras-chave:

Literatura infantil, Lei nº 10.639/03, Mercado editorial, Materialidade do impresso, Decolonialidade.

Resumo

O artigo apresenta, a partir do mapeamento e catalogação de livros de literatura infantil e juvenil, o crescimento de temas relacionados às culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na recente produção editorial brasileira, impulsionado pela Lei nº 10.639/03. Adota, como referencial teórico, conceitos de Roger Chartier (1990, 2014) para analisar essa produção como objeto fabricado, prestando atenção à sua materialidade, bem como dialoga com o pensamento decolonial (SANTOS, 2022), numa perspectiva crítica à produção etnocêntrica de conhecimento. Concluímos que essa literatura insurgente revela um potencial de opções pedagógicas decoloniais, o que nos leva a repensar a história, os currículos e as práticas enraizadas em matrizes de pensamento euro-ocidental, em busca da superação do racismo epistêmico na cultura escolar.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##

Biografias Autor

Lucilene Rezende Alcanfor, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Lucilene Rezende Alcanfor é pedagoga pela Universidade de Taubaté (UNITAU), mestre e doutora em Educação, na linha de História da Educação pelo Programa EHPS-PUC/SP, e pós-doutoranda no PPGE - UNIFESP. Professora efetiva do Instituto de Humanidades e Letras na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus Malês/BA.  Também é líder do grupo de pesquisa EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, DECOLONIALIDADE e coordena o projeto de pesquisa "Decolonialidade na literatura infantil e juvenil", financiado pela fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Desenvolve pesquisas sobre literatura infantil e juvenil, livros didáticos, práticas de leitura e escrita na história da educação, estudos da infância no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa.

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Estágio Pós Doutoral na Universidade de Caxias do Sul (Brasil) e na Università degli Studi Del Molise (Itália) em 2019.ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado III da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia.

Referências

ANTONACCI, Maria Antonieta. Memórias ancoradas em corpos negros. São Paulo: EDUC, 2014.

ANTONACCI, Maria Antonieta. Artes da Memória de povos em diáspora: História e Pedagogia em “condições de enunciação". Fronteiras: Revista de História, Dourados, MS, n. 18, n. 31, pp. 244-256, jan.-jun. 2016.

ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1990.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 11 mar. 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 10 volumes, 1997.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, out. 2004.

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CADEMARTORI, Lígia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.

CANDAU, Vera Maria Fernandes; OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 15-40 | abr. 2010.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A Literatura Infantil: visão histórica e crítica. São Paulo: Global, 1987.

CHARTIER, Roger. Ler a leitura. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina A. da Silva (Orgs.) História do ensino de leitura e escrita: métodos e materiais didáticos. São Paulo: Editora Unesp; Marília: Oficina Universitária, 2014.

CHARTIER, Roger. Um mundo sem livros e sem livrarias? São Paulo: Letraviva, 2020.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Ática, 1991.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa; MANRESA, Mireia; PRIETO, Lucas Ramada; LÓPEZ, Lara, Reyes. Narrativas literárias na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Global Editora, 2024.

DALCASTAGNÈ, Regina. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 31. Brasília, janeiro-junho de 2008, pp. 87-110.

DEBUS, Eliane Santana Dias. A Literatura Infantil Contemporânea e a Temática Étnico-Racial: Mapeando a Produção. Anais do 16º. Congresso de Leitura do Brasil, Campinas, Unicamp, jul. 2007, p. 01-10 Disponível em: http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem08pdf/sm08ss12_06.pdf. Acesso em 14/09/21.

DEBUS, Eliane Santana Dias. A temática étnico-racial nos livros infantis da Pallas Editora. Anais do Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil: Fórum Latino-americano de Pesquisadores de Leitura. Porto Alegre: PUC-RS, 2010.

DORRICO, Julie et al. (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.

FRANÇA, Luiz Fernando de. Personagens negras na literatura infantil brasileira: da manutenção à desconstrução do estereótipo. 2006. 301f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

GARZÓN, María Teresa. “Alguien a Quien Amar”: Representaciones de Infancia y Blanquitud en dos Obras Literarias. Cadernos de Gênero e Diversidade, 7 (1), 199-219, jan./mar. 2021.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, jan./abr. 2012.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Modernidades negras: A formação racial brasileira (1930-1970). São Paulo: Editora 34, 2021.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

IANNI, Octavio. Literatura e consciência. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Edição Comemorativa do Centenário da Abolição da Escravatura, nº. 28. São Paulo: USP, 1988.

JESUS, Sonia Regina Rosa de Oliveira Dias de. A literatura infantil afro-brasileira como letramento racial e fortalecimento das identidades negras: uma narrativa autobiográfica. 2019. 122 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais). Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ: Rio de Janeiro.

KNOP, Rita Maria. Antes, era uma vez, hoje, essa é a sua vez: uma abordagem comparativa da representação social do negro na literatura para crianças. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1986.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. Uma nova outra história. Curitiba: PUCPress e FTD, 2017.

LIMA, Heloísa Pires. Personagens negros: Um breve perfil na literatura infanto-juvenil. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI), 2005.

MUNDURUKU, Daniel. Escrita indígena: registro, oralidade e literatura: o reencontro da memória. In: DORRICO, Julie et al. (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.

OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. Negros Personagens nas Narrativas Literárias Infanto-Juvenis Brasileiras: 1979-1989. 2003. Dissertação (Mestrado) Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador.

OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. Personagens negros na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Moçambique (2000-2007): entrelaçando vozes tecendo negritudes. 2010. 301f. Tese (Doutorado em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. Áfricas e diásporas na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Moçambique Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2014.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROSEMBERG, Fúlvia. Discriminações étnico-raciais na literatura infantojuvenil brasileira. Linha D’Água, (2), 21-39, 1981.

ROSEMBERG, Fúlvia. Literatura Infantil e Ideologia. São Paulo: Global, 1985.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar: abrindo a história do presente. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Boitempo, 2022.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário. Cor e raça na sociedade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SILVA, Ana Célia da. As transformações e os determinantes da representação social do negro no livro didático. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Estudos Afro-Brasileiros: africanidades. In: ABRAMOWICZ, Anete; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOARES, Magda Becker. A escolarização da leitura literária e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica. 1999.

SOUSA, Andréia Lisboa. Personagens negros na literatura infantil e juvenil. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resisitir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Serie Pensamiento Decolonial. Quito: Abya Yala, 2013.

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Rezende Alcanfor, L., & Panizzolo, C. . (2025). DECOLONIALIDADE NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: UMA NOVA HISTÓRIA A SER CONTADA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–18. https://doi.org/10.47249/rba2025839

Edição

Secção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2023-12-25
Aceito em 2024-11-11
Publicado em 2025-01-31