BIBLIOTECAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM ASPECTO ESTRUTURANTE NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CULTURA ESCRITA

Autores

  • Fabíola Ribeiro Farias Cefet-MG

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025852

Palavras-chave:

Educação infantil, Primeira infância, Livros, Leitura, Bibliotecas

Resumo

O artigo discute a oferta de livros na Educação Infantil brasileira, reflete sobre a leitura na primeira infância e sobre a ausência de recomendações para a existência de bibliotecas em documentos oficiais atinentes à Educação Infantil no país, afirmando a potência formativa da ação bibliotecária junto a bebês e crianças pequenas. Conclui que a presença de bibliotecas em creches e pré-escolas é um aspecto estruturante para a garantia do direito à leitura na primeira infância, fundamental para a promoção da participação de bebês e crianças pequenas na cultura escrita, à luz dos critérios de qualidade estabelecidos por distintos documentos e pesquisadoras para a primeira etapa da Educação Básica.

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Biografia Autor

Fabíola Ribeiro Farias, Cefet-MG

Fabíola Farias é graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (2010-). Integra o Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola - LELIT, da Ufopa. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do CEFET-MG.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Farias, F. R. . (2025). BIBLIOTECAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ASPECTO ESTRUTURANTE NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CULTURA ESCRITA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2025852

Edição

Secção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2023-12-29
Aceito em 2024-08-19
Publicado em 2025-01-31