BIBLIOTECAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM ASPECTO ESTRUTURANTE NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CULTURA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025852Palavras-chave:
Educação infantil, Primeira infância, Livros, Leitura, BibliotecasResumo
O artigo discute a oferta de livros na Educação Infantil brasileira, reflete sobre a leitura na primeira infância e sobre a ausência de recomendações para a existência de bibliotecas em documentos oficiais atinentes à Educação Infantil no país, afirmando a potência formativa da ação bibliotecária junto a bebês e crianças pequenas. Conclui que a presença de bibliotecas em creches e pré-escolas é um aspecto estruturante para a garantia do direito à leitura na primeira infância, fundamental para a promoção da participação de bebês e crianças pequenas na cultura escrita, à luz dos critérios de qualidade estabelecidos por distintos documentos e pesquisadoras para a primeira etapa da Educação Básica.
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Aceito em 2024-08-19
Publicado em 2025-01-31