AS AÇÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA DE LITERATURA INFANTIL NO CAMPO DA PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025912Palavras-chave:
Educação Infantil; Literatura Infantil; Formação Inicial; Pedagogia; Grupos de pesquisaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as ações de grupos de pesquisa de Literatura Infantil e Educação Infantil, nos cursos de Pedagogia das universidades pesquisadas, pelo olhar de sete professoras e um professor de Ensino superior líderes dos grupos de pesquisa de Literatura Infantil e Educação Infantil. Argumenta que a inserção das ações dos grupos de pesquisa nos cursos de Pedagogia pode desempenhar papel relevante na formação inicial do professor. Metodologicamente, trata-se de investigação qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores/professores de ensino superior, com o consentimento do Termo de Consentimento Livre. Os resultados indicam que os grupos de pesquisas possuem um forte viés extensionista, na interface com a pesquisa e o ensino, evidenciado a formação continuada. Ainda ressalta que a implementação de bibliotecas de Literatura Infantil dentro das universidades contribui na constituição repertório literário e oportunizar experiências estéticas as/aos discentes, com testemunhos de que a formação literária durante a graduação pode trazer contribuições ao pedagogo e ao público infantil. Conclui que as ações dos grupos de pesquisa de Literatura Infantil podem contribuir para a formação do mediador de leitura na formação inicial, podendo ser um dos caminhos para transformar o perfil do leitor em nossa sociedade.
Palavras-chave: Educação Infantil; Literatura Infantil; Formação Inicial; Pedagogia; Grupos de pesquisa.
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Aceito em 2024-08-19
Publicado em 2025-01-31