AS AÇÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA DE LITERATURA INFANTIL NO CAMPO DA PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025912

Palavras-chave:

Educação Infantil; Literatura Infantil; Formação Inicial; Pedagogia; Grupos de pesquisa

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as ações de grupos de pesquisa de Literatura Infantil e Educação Infantil, nos cursos de Pedagogia das universidades pesquisadas, pelo olhar de sete professoras e um professor de Ensino superior líderes dos grupos de pesquisa de Literatura Infantil e Educação Infantil. Argumenta que a inserção das ações dos grupos de pesquisa nos cursos de Pedagogia pode desempenhar papel relevante na formação inicial do professor. Metodologicamente, trata-se de investigação qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores/professores de ensino superior, com o consentimento do Termo de Consentimento Livre. Os resultados indicam que os grupos de pesquisas possuem um forte viés extensionista, na interface com a pesquisa e o ensino, evidenciado a formação continuada. Ainda ressalta que a implementação de bibliotecas de Literatura Infantil dentro das universidades contribui na constituição repertório literário e oportunizar experiências estéticas as/aos discentes, com testemunhos de que a formação literária durante a graduação pode trazer contribuições ao pedagogo e ao público infantil. Conclui que as ações dos grupos de pesquisa de Literatura Infantil podem contribuir para a formação do mediador de leitura na formação inicial, podendo ser um dos caminhos para transformar o perfil do leitor em nossa sociedade.

Palavras-chave: Educação Infantil; Literatura Infantil; Formação Inicial; Pedagogia; Grupos de pesquisa.

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Biografias Autor

Katia Luciana Luz Sampaio, UNISINOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Positivo (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2022). Atualmente é orientadora da educação infantil - Colégio Nossa Senhora Medianeira - Matriz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, educação infantil, alfabetizaçao, currículo e literatura infantil.

 

Catarina Moro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Atua como Editora Chefe da Educar em Revista (UFPR) desde abril de 2023. Anteriormente foi Editora Adjunta do mesmo periódico entre agosto de 2018 e 2023. Coordena o Projeto de Extensão Educação Infantil: saberes e políticas em debate e a Revista Virtual de Educação Infantil - REVIREI. Foi Coordenadora do Curso de Especialização (lato-sensu) em Docência na Educação Infantil. É Bacharel e Licenciada em Psicologia, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2015 e 2016 esteve vinculada ao Programa de Pós Doutorado no Exterior pela CAPES, sob orientação de Anna Bondioli e Donatella Savio, no Dipartimento di Studi Umanistici, da Università Degli Studi di Pavia. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Luz Sampaio, K. L., & Moro, C. (2025). AS AÇÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA DE LITERATURA INFANTIL NO CAMPO DA PEDAGOGIA . Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–10. https://doi.org/10.47249/rba2025912

Edição

Secção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2024-02-01
Aceito em 2024-08-19
Publicado em 2025-01-31