A LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA DE UMA GERAÇÃO CODA

APRENDIMENTOS E LITERACIA FAMILIAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024935

Palavras-chave:

Coda, Língua de Sinais, Alfabetização em línguas de sinais, Literacia familiar

Resumo

A discussão sobre alfabetização em línguas de sinais bem como a literacia familiar para crianças ouvintes filhas de pais surdos (CODA - Children of Deaf Adults), que é uma área de estudo ainda incipiente. Nos poucos currículos de língua de sinais existentes, é dada atenção às línguas de sinais como primeira e/ou segunda língua das crianças surdas, enquanto há pouca discussão sobre a língua de sinais de CODA e suas habilidades bilíngues bimodais. Tal discussão nos traz indagações sobre as possibilidades de que as línguas de sinais estejam no currículo da escola para estas crianças ouvintes para além das crianças surdas. Para esse fim, este artigo apresenta quatro narrativas das infâncias de CODA que compartilham a sua língua de sinais como língua de herança, discutindo sobre alfabetização em língua de sinais e literacia familiar. Discutimos também a vinda ao mundo pela língua ancestral de seus pais surdos e de como cada família é uma geração única, sendo perpetuada por outras famílias e cada história contada, faz a língua viva e presente em outras famílias. O artigo enfoca as práticas de aprendimentos das línguas de sinais por crianças ouvintes filhas de pais surdos

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Matos da Costa Vieira-Machado, L. (2024). A LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA DE UMA GERAÇÃO CODA: APRENDIMENTOS E LITERACIA FAMILIAR. Revista Brasileira De Alfabetização, (22). https://doi.org/10.47249/rba2024935

Edição

Secção

DOSSIÊ
Recebido em 2024-06-04
Aceito em 2024-06-04
Publicado em 2024-06-07