APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS

Autores

  • Maria Mertzani Universidade de Santa Cruz do Sul/FAPERGS
  • Felipe Venâncio Barbosa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024939

Palavras-chave:

Alfabetização, Língua de Sinais

Resumo

As definições de alfabetização tradicionalmente se referem à leitura e à escrita, embora, hoje (2024), o termo englobe muito mais, como as habilidades de se envolver com a linguagem, construir e comunicar significados em todos os aspectos da vida cotidiana. De acordo com essa definição, o termo não se limita apenas às habilidades das línguas faladas (ler, escrever, falar e ouvir), mas também às habilidades das línguas de sinais das pessoas surdas. Em consonância com isso, e devido ao fato de que hoje os currículos de língua de sinais começam a aparecer na educação de surdos em todo o mundo, este volume teve como objetivo reunir acadêmicos de quatro países - Brasil, Canadá, Grécia e Itália - com o objetivo de contribuir com suas pesquisas sobre a alfabetização de surdos e com um foco especial na alfabetização em língua de sinais

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##

Referências

Não há

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Mertzani, M., & Barbosa, F. V. (2024). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS. Revista Brasileira De Alfabetização, (22). https://doi.org/10.47249/rba2024939

Edição

Secção

DOSSIÊ
Recebido em 2024-06-04
Aceito em 2024-06-04
Publicado em 2024-06-07