EL DERECHO A LA INFORMACIÓN EN CLAVE PEDAGÓGICA
DE LOS INDICADORES SOCIOEDUCATIVOS A LAS NARRATIVAS DE DOCENTES DE ESCUELAS SECUNDARIAS DE LA CIUDAD DE MAR DEL PLATA, ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023700Palavras-chave:
Extensão universitária - ensino médio - direito à informação em chave pedagógica - narrativas de ensino.Resumo
Compartilhamos aqui as principais atividades que desenvolvemos no âmbito do Projeto de Extensão "Educação, conectividade(s) e cultura(s) da Rede Mar del Plata entre todos. Articulação e divulgação nas escolas secundárias do distrito de General Pueyrredón" ( 2022-2023) -Universidade Nacional de Mar del Plata- e cujo objetivo é fortalecer o acesso a informações atualizadas sobre dados e indicadores educacionais, culturais e de conectividade pesquisados a partir do trabalho com professores e alunos de várias escolas secundárias e co-construir junto com eles diversas estratégias pedagógicas que possibilitam uma abordagem pedagógico-didática potente nos múltiplos espaços curriculares das referidas instituições de ensino médio. Especificamente aqui, queremos compartilhar não apenas os indicadores socioeducativos coletados e atualizados de Mar del Plata e as atividades realizadas no âmbito do projeto, mas também tornar visível a voz de professores e gestores que levantam diferentes significados do escola hoje, a necessidade de desvincular de forma situada os dados educacionais, o poder de ter tais informações atualizadas para o exercício pleno de direitos e a urgência de tê-las em dispositivos dinâmicos para poder dirimir, ao menos em parte, as brechas de desigualdade que são produzidos e reproduzidos no cotidiano escolar.
Métricas
Referências
AGUIRRE, J y GRINBERG, S ¿Qué está siendo la escuela hoy? Sujetos, dispositivos, agenciamientos y desigualdades desde metodologías anfibias y métodos creativos de investigación. Una conversación con Silvia Grinberg. Revista de Educación 28(1), pp. 307-320. 2023
BOTINELLI, L. “Educación y desigualdad Un repaso por algunos aportes de la sociología de la educación en la Argentina”. Revista Sociedad. 37(1), pp.1-18. 2017
CARRIÓN, F. y M. DAMMERT-GUARDIA (Eds.) Derecho a la Ciudad: una evocación de las transformaciones urbanas en América Latina. Lima: IFEA, CLACSO, FLACSO. 2019
GRINBERG, S. Silencios que gritan en la escuela. Dispositivos, espacio urbano y desigualdades. Buenos Aires:CLACSO. 2022
KAPLAN, C. “Meditaciones sobre la desigualdad desde la Sociología de la Educación”. Conferencia de Cierre. Encuentro de cátedras de Sociología de la Educación. Walker, V. Alzamora, S. y Rosales, G. (coord.). Bahía Blanca. EDIUNS. 2018
KAPLAN, C. y PIOVANI, J. I. “Trayectorias y Capitales socioeducativos” en Piovani, J. I. y Salvia A. La Argentina en el siglo XXI cómo somos, vivimos y convivimos en una sociedad desigual. Buenos Aires. Siglo XXI. 2018
LANGER, E. y MINCHALA, C. Desigualdades, derechos y demandas. Una investigación desde la sociología de la educación sobre las tensiones de la escolarización en las periferias del conurbano bonaerense. Revista de Educación 21(1), pp. 83-106. 2023
LISCHETTI, M., y PETZ, I. Universidades públicas y Extensión crítica en postpandemia. Redes De Extensión, 1(8), 1-4. https://doi.org/10.34096/redes.n8.10707 2021
MENÉNDEZ, G. Resignificación de la extensión a 100 años de la Reforma Universitaria de 1918. +E: Revista De Extensión Universitaria, 7(7), 24–37. https://doi.org/10.14409/extension.v0i7.7048 2018
TENTI FANFANI, E. “Desigualdades sociales y Desigualdades educativas” (111-131) en: TENTI FANFANI, E. (2021) La escuela bajo sospecha. Sociología progresista y crítica para pensar la educación para todos. Buenos Aires: Siglo XX. 2021
THERBORN, G. (2015). Los campos de exterminio de la desigualdad. Buenos Aires. FCE. 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-10-30
Publicado em 2023-12-04