TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA COM CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025855

Palavras-chave:

Alfabetização, Clássicos Literários, Escola Pública, Crianças, Tertúlia Literária Dialógica

Resumo

 

Este artigo discute o papel da tertúlia literária dialógica com clássicos universais com crianças brasileiras. O projeto partiu do pressuposto de que crianças em idade escolar devem ser tratadas como leitoras de textos e produtoras de conhecimento e cultura. Encampando, principalmente, contribuições de Vigotski (2001), Freire (1979) e Smolka (2017), essa pesquisa qualitativa foi realizada com crianças de uma escola pública do Sul de Minas Gerais (pós-pandemia) que enfrentavam desafios em seu processo de alfabetização. Suas narrativas foram registradas em diário de campo e revelaram: aumento de interesse pela leitura; ampliação do vocabulário, da capacidade de refletir criticamente sobre temas diversos e de comunicar suas reflexões; avanços no desenvolvimento afetivo e socio-relacional.

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Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2013), pós-doutorado em Educação pela USP (2020). Atualmente é professora associada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde o ano de 2010, junto aos cursos de licenciatura (Pedagogia, Educação do campo, Filosofia, Ciências Sociais, História e Geografia) da instituição. É docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS e orienta pesquisas de iniciação científica e mestrado.

Dhara Cristina Souza Salvioli, Universidade Federal de Alfenas, MG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas desde 03/2023. Atua como Auxiliar de Desenvolvimento Humano na rede pública da cidade de Alfenas desde 03/2023. A ênfase de seu Trabalho de Conclusão de Curso (pesquisa qualitativa) está na linha da Alfabetização de crianças a partir da atividade de Tertúlia Literária Dialógica com foco na perspectiva discursiva (GERALDI(2012), SMOLKA (2012) MORTATTI (2014), GONTIJO (2003) e dialógica FREIRE (1996). O trabalho é fruto de um projeto de extensão da qual a graduanda participou como bolsista no ano de 2022 em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas. O objetivo geral foi identificar o impacto da atividade de Tertúlia Literária Dialógica no processo de alfabetização de crianças.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Girotto, V., Mendes Silva, I. M., & Salvioli, D. C. S. . (2025). TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA COM CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2025855

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2023-12-29
Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2025-01-31