ENCUENTRO LITERARIO DIÁLOGICO CON NIÑOS EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS: PROCESOS DE ALFABETIZACIÓN Y FORMACIÓN HUMANA

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025855

Palabras clave:

Alfabetização, Clássicos Literários, Escola Pública, Crianças, Tertúlia Literária Dialógica

Resumen

Este artículo analiza el papel de los encuentros literarios dialógicos con clásicos universales con niños brasileños. El proyecto se basó en el supuesto de que los niños en edad escolar deberían ser tratados como lectores de textos y productores de conocimiento y cultura. Abarcando principalmente contribuciones de Vigotski (2001), Freire (1979) y Smolka (2017), esta investigación cualitativa se llevó a cabo con niños de una escuela pública del sur de Minas Gerais (pos-pandemia) que enfrentaban desafíos en su proceso de alfabetización. Sus narrativas fueron registradas en un diario de campo y revelaron: mayor interés por la lectura; ampliación del vocabulario, capacidad de reflexionar críticamente sobre diferentes temas y comunicar sus reflexiones; avances en el desarrollo afectivo y socio relacional.

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Biografía del autor/a

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2013), pós-doutorado em Educação pela USP (2020). Atualmente é professora associada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde o ano de 2010, junto aos cursos de licenciatura (Pedagogia, Educação do campo, Filosofia, Ciências Sociais, História e Geografia) da instituição. É docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS e orienta pesquisas de iniciação científica e mestrado.

Dhara Cristina Souza Salvioli, Universidade Federal de Alfenas, MG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas desde 03/2023. Atua como Auxiliar de Desenvolvimento Humano na rede pública da cidade de Alfenas desde 03/2023. A ênfase de seu Trabalho de Conclusão de Curso (pesquisa qualitativa) está na linha da Alfabetização de crianças a partir da atividade de Tertúlia Literária Dialógica com foco na perspectiva discursiva (GERALDI(2012), SMOLKA (2012) MORTATTI (2014), GONTIJO (2003) e dialógica FREIRE (1996). O trabalho é fruto de um projeto de extensão da qual a graduanda participou como bolsista no ano de 2022 em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas. O objetivo geral foi identificar o impacto da atividade de Tertúlia Literária Dialógica no processo de alfabetização de crianças.

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Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Girotto, V., Mendes Silva, I. M., & Salvioli, D. C. S. . (2025). ENCUENTRO LITERARIO DIÁLOGICO CON NIÑOS EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS: PROCESOS DE ALFABETIZACIÓN Y FORMACIÓN HUMANA: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2025855

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2023-12-29
Aceptado 2024-07-29
Publicado 2025-01-31