TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA COM CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2025855Mots-clés :
Alfabetização, Clássicos Literários, Escola Pública, Crianças, Tertúlia Literária DialógicaRésumé
Este artigo discute o papel da tertúlia literária dialógica com clássicos universais com crianças brasileiras. O projeto partiu do pressuposto de que crianças em idade escolar devem ser tratadas como leitoras de textos e produtoras de conhecimento e cultura. Encampando, principalmente, contribuições de Vigotski (2001), Freire (1979) e Smolka (2017), essa pesquisa qualitativa foi realizada com crianças de uma escola pública do Sul de Minas Gerais (pós-pandemia) que enfrentavam desafios em seu processo de alfabetização. Suas narrativas foram registradas em diário de campo e revelaram: aumento de interesse pela leitura; ampliação do vocabulário, da capacidade de refletir criticamente sobre temas diversos e de comunicar suas reflexões; avanços no desenvolvimento afetivo e socio-relacional.
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Accepté en 2024-07-29
Publié dans 2025-01-31