LITERATURA E DOCÊNCIA NA INFÂNCIA

AS IMPRESCINDÍVEIS CONTINUIDADES E ABERTURAS DE ESPAÇOS À VOZ AUTORAL NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ludmila Thomé de Andrade Faculdade de Educacão da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025908

Palavras-chave:

Alfabetização; Perspectiva Discursiva; Leitura Literária; Sujeitos Escolares

Resumo

 

O tempo atual da pesquisa em alfabetização deixa-nos numa virada chave: as diretrizes anunciadas pela atual política de leitura e escrita nos anos iniciais da educação básica, propõem e apresentam a Perspectiva Discursiva da Alfabetização. Para que esta perspectiva possa se desenvolver no chão da sala de aula, lançamos neste artigo o desafio de partir de uma ancoragem inevitável e decidida sobre a literatura. O ensino da leitura e escrita a partir da perspectiva do discurso exige que se tenha a literatura em primeiro plano na cena da sala de aula. O objeto deste trabalho é a apresentação de balizas úteis para organizar ações pedagógicas para a formação literária de crianças na escola pública brasileira. Por ser uma senda aberta pelos sujeitos, em contexto, e incabada por definição, a literatura forma as crianças, porém forma também os professores que a encaminham.

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Biografia do Autor

Ludmila Thomé de Andrade, Faculdade de Educacão da UFRJ

Professora Titular de Formação de Professores do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. 

Pesquisa sobre Formação docente, embasando-se teoricamente principalmente nas teorias da linguagem da  Análise do Discurso.

Referências

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Andrade, L. T. de. (2025). LITERATURA E DOCÊNCIA NA INFÂNCIA: AS IMPRESCINDÍVEIS CONTINUIDADES E ABERTURAS DE ESPAÇOS À VOZ AUTORAL NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–13. https://doi.org/10.47249/rba2025908

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2024-01-31
Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2025-01-31