LITERATURA E DOCÊNCIA NA INFÂNCIA
AS IMPRESCINDÍVEIS CONTINUIDADES E ABERTURAS DE ESPAÇOS À VOZ AUTORAL NA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025908Palavras-chave:
Alfabetização; Perspectiva Discursiva; Leitura Literária; Sujeitos EscolaresResumo
O tempo atual da pesquisa em alfabetização deixa-nos numa virada chave: as diretrizes anunciadas pela atual política de leitura e escrita nos anos iniciais da educação básica, propõem e apresentam a Perspectiva Discursiva da Alfabetização. Para que esta perspectiva possa se desenvolver no chão da sala de aula, lançamos neste artigo o desafio de partir de uma ancoragem inevitável e decidida sobre a literatura. O ensino da leitura e escrita a partir da perspectiva do discurso exige que se tenha a literatura em primeiro plano na cena da sala de aula. O objeto deste trabalho é a apresentação de balizas úteis para organizar ações pedagógicas para a formação literária de crianças na escola pública brasileira. Por ser uma senda aberta pelos sujeitos, em contexto, e incabada por definição, a literatura forma as crianças, porém forma também os professores que a encaminham.
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Referências
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Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2025-01-31