LITERATURA E DOCÊNCIA NA INFÂNCIA

AS IMPRESCINDÍVEIS CONTINUIDADES E ABERTURAS DE ESPAÇOS À VOZ AUTORAL NA ALFABETIZAÇÃO

Authors

  • Ludmila Thomé de Andrade Faculdade de Educacão da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025908

Keywords:

Alfabetização; Perspectiva Discursiva; Leitura Literária; Sujeitos Escolares

Abstract

 

O tempo atual da pesquisa em alfabetização deixa-nos numa virada chave: as diretrizes anunciadas pela atual política de leitura e escrita nos anos iniciais da educação básica, propõem e apresentam a Perspectiva Discursiva da Alfabetização. Para que esta perspectiva possa se desenvolver no chão da sala de aula, lançamos neste artigo o desafio de partir de uma ancoragem inevitável e decidida sobre a literatura. O ensino da leitura e escrita a partir da perspectiva do discurso exige que se tenha a literatura em primeiro plano na cena da sala de aula. O objeto deste trabalho é a apresentação de balizas úteis para organizar ações pedagógicas para a formação literária de crianças na escola pública brasileira. Por ser uma senda aberta pelos sujeitos, em contexto, e incabada por definição, a literatura forma as crianças, porém forma também os professores que a encaminham.

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Author Biography

Ludmila Thomé de Andrade, Faculdade de Educacão da UFRJ

Professora Titular de Formação de Professores do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. 

Pesquisa sobre Formação docente, embasando-se teoricamente principalmente nas teorias da linguagem da  Análise do Discurso.

References

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Published

2025-01-31

How to Cite

Andrade, L. T. de. (2025). LITERATURA E DOCÊNCIA NA INFÂNCIA: AS IMPRESCINDÍVEIS CONTINUIDADES E ABERTURAS DE ESPAÇOS À VOZ AUTORAL NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–13. https://doi.org/10.47249/rba2025908

Issue

Section

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Received 2024-01-31
Accepted 2024-07-29
Published 2025-01-31