LITERATURA E DOCÊNCIA NA INFÂNCIA
AS IMPRESCINDÍVEIS CONTINUIDADES E ABERTURAS DE ESPAÇOS À VOZ AUTORAL NA ALFABETIZAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2025908Mots-clés :
Alfabetização; Perspectiva Discursiva; Leitura Literária; Sujeitos EscolaresRésumé
L’ère actuelle de la recherche en alphabétisation nous place à un tournant clé : les lignes directrices annoncées par la politique actuelle de lecture et d’écriture dans les premières années de l’éducation de base proposent et présentent la perspective discursive de l’alphabétisation. Afin que cette perspective puisse être développée sur le terrain de la classe, nous lançons dans cet article le défi de partir d’un ancrage inévitable et décidé dans la littérature. Enseigner la lecture et l’écriture dans une perspective discursive nécessite que la littérature soit au premier plan de la scène scolaire. L'objet de ce travail est la présentation de lignes directrices utiles pour organiser des actions pédagogiques pour la formation littéraire des enfants dans les écoles publiques brésiliennes. Parce qu'elle est un chemin ouvert par les matières en contexte et inachevé par définition, la littérature forme les enfants, mais elle forme aussi les enseignants qui la guident.
Métriques
Références
ANDRADE, L.T. de; CORSINO, P. Critérios para a constituição de um acervo literário para as séries iniciais do ensino fundamental: o instrumento de avaliação do PNBE 2005. In: PAIVA, A. et al. (Orgs.). Leituras literárias: saberes em movimento. Belo Horizonte:Ceale; Autêntica, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL, MEC. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, 2023.
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. Rio de. Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo Os sentidos da alfabetização São Paulo, Editora UNESP, 2000.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem São Paulo: Editora 34, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2024-07-29
Publié dans 2025-01-31