LITERATURA E DOCÊNCIA NA INFÂNCIA

AS IMPRESCINDÍVEIS CONTINUIDADES E ABERTURAS DE ESPAÇOS À VOZ AUTORAL NA ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Ludmila Thomé de Andrade Faculdade de Educacão da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025908

Palabras clave:

Alfabetização; Perspectiva Discursiva; Leitura Literária; Sujeitos Escolares

Resumen

 

O tempo atual da pesquisa em alfabetização deixa-nos numa virada chave: as diretrizes anunciadas pela atual política de leitura e escrita nos anos iniciais da educação básica, propõem e apresentam a Perspectiva Discursiva da Alfabetização. Para que esta perspectiva possa se desenvolver no chão da sala de aula, lançamos neste artigo o desafio de partir de uma ancoragem inevitável e decidida sobre a literatura. O ensino da leitura e escrita a partir da perspectiva do discurso exige que se tenha a literatura em primeiro plano na cena da sala de aula. O objeto deste trabalho é a apresentação de balizas úteis para organizar ações pedagógicas para a formação literária de crianças na escola pública brasileira. Por ser uma senda aberta pelos sujeitos, em contexto, e incabada por definição, a literatura forma as crianças, porém forma também os professores que a encaminham.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ludmila Thomé de Andrade, Faculdade de Educacão da UFRJ

Professora Titular de Formação de Professores do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ. 

Pesquisa sobre Formação docente, embasando-se teoricamente principalmente nas teorias da linguagem da  Análise do Discurso.

Citas

ANDRADE, L.T. de; CORSINO, P. Critérios para a constituição de um acervo literário para as séries iniciais do ensino fundamental: o instrumento de avaliação do PNBE 2005. In: PAIVA, A. et al. (Orgs.). Leituras literárias: saberes em movimento. Belo Horizonte:Ceale; Autêntica, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL, MEC. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, 2023.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. Rio de. Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo Os sentidos da alfabetização São Paulo, Editora UNESP, 2000.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem São Paulo: Editora 34, 2017.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Andrade, L. T. de. (2025). LITERATURA E DOCÊNCIA NA INFÂNCIA: AS IMPRESCINDÍVEIS CONTINUIDADES E ABERTURAS DE ESPAÇOS À VOZ AUTORAL NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–13. https://doi.org/10.47249/rba2025908

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2024-01-31
Aceptado 2024-07-29
Publicado 2025-01-31