CHILDREN’S LITERACY THROUGH THE HISTORY OF READING BOOKS

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DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023693

Keywords:

literacy; textbook; reading; school.

Abstract

CHILDREN’S LITERACY THROUGH THE HISTORY OF READING BOOKS
ABSTRACT: This article proposes to investigate some records of school practices from the end of the 19th to the middle of the 20th century, based on textbooks and how these artifacts will understand the process of teaching literacy skills. In the present study, we proceed to the bibliographical review and documentary examination, through the discourse on literacy, from the reference of Magda Soares, and also through the repertoire of the history of school subjects. Regarding the procedures adopted, a survey of reading textbooks from the end of the 19th century and the mid-20th century was carried out. Textbooks are located at the Biblioteca do Livro Didático and the special collections of the Faculty of Education of the University of São Paulo. Finally, it was concluded that, from the reading of those texts, a shared language was structured, which fundamentally provided codes and principles considered essential for living in society.

KEY WORDS: literacy; textbook; reading; school.



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Author Biography

Carlota Boto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Carlota Boto é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Filosofia da Educação. É Bolsista Produtividade PQ1D do CNPq. Formou-se na USP, em Pedagogia (1983) e em História (1988). É mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1990), doutora em História Social pela FFLCH/USP (1997) e livre-docente em Filosofia da Educação pela FEUSP (2011). É autora do livro "A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa", publicado pela Editora Unesp, do livro "A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar", publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, do livro “A liturgia escolar na Idade Moderna”, publicado pela Editora Papirus e do livro “Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola”, publicado pela Editora Unesp. Iniciou sua carreira no magistério primário, em 1981, lecionando no Colégio São Norberto em São Paulo, onde trabalhou até o final de 1982, como regente de classes de 1ª e 2ª séries do então 1º Grau. Entre os anos de 1983 e 1986 trabalhou como professora de 4as-séries na Escola Morumbi. Nos anos de 1984 e 1985, desempenhou a função de Assessora da Coordenação Técnica, contratada como Professor III na Escola de Aplicação da USP. Em 1985, lecionou História e Filosofia da Educação para o curso de Magistério em nível de 2º- Grau do Colégio Luís de Camões. Foi docente de História da Educação na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP Campus de Araraquara, onde lecionou de 1987 até 2001. Foi presidente da Associação de Docentes da Unesp ADUNESP-Regional de Araraquara, entre 1990 e 1992. Integrou o Conselho Universitário da UNESP, nos anos de 1991,1992, 1995, 1996 e 1997. Entre 1999 e 2001, trabalhou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ensinou História da Educação no Programa de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura. Entre 2000 e 2001, foi diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação (FFLE) do Mackenzie. Desde 2002 leciona na área de Filosofia da Educação na FEUSP. Orienta, ainda, mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP-Campus de Araraquara. Integrou, como conselheira, o CONDEPHAAT entre 2000 e 2002. Integrou, ainda, o Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo entre 2002 e 2011. Coordenou na FEUSP o Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIP) entre 2003 e 2013. 

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Published

2023-06-30

How to Cite

Boto, C., & Ferrero, T. . (2023). CHILDREN’S LITERACY THROUGH THE HISTORY OF READING BOOKS. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023693

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2023-04-07
Accepted 2023-05-31
Published 2023-06-30