LA LECTOESCRITURA DE LOS NIÑOS A TRAVÉS DE LA HISTORIA DE LA LECTURA DE LOS LIBROS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023693

Palabras clave:

ectoescritura; libro de texto; lectura; escuela.

Resumen

LA LECTOESCRITURA DE LOS NIÑOS A TRAVÉS DE LA HISTORIA DE LA LECTURA DE LOS LIBROS


RESUMEN:
El presente artículo se propone investigar algunos registros de las prácticas escolares entre finales del siglo XIX y mediados del siglo XX, a partir del libro de texto y la forma en que este artefacto comprenderá el proceso de enseñanza de la lectoescritura. La estrategia metodológica que se siguió en la investigación se basa en revisión bibliográfica y análisis documental, transitando por el discurso sobre la alfabetización, a partir del referente de Magda Soares, y también por el repertorio de la historia de las asignaturas escolares. En cuanto a los procedimientos adoptados, se realizó un levantamiento de libros de texto de finales del siglo XIX y mediados del siglo XX ubicados en el acervo de la Biblioteca do Livro Didático y en las colecciones especiales de la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo. Finalmente, se concluyó que, a partir de la lectura de textos existentes, se estructuró un lenguaje compartido, que fundamentalmente proporcionó códigos y principios considerados esenciales para vivir en sociedad.     
PALABRAS CLAVE: lectoescritura; libro de texto; lectura; escuela.

SOBRE OS AUTORES

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Biografía del autor/a

Carlota Boto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Carlota Boto é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Filosofia da Educação. É Bolsista Produtividade PQ1D do CNPq. Formou-se na USP, em Pedagogia (1983) e em História (1988). É mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1990), doutora em História Social pela FFLCH/USP (1997) e livre-docente em Filosofia da Educação pela FEUSP (2011). É autora do livro "A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa", publicado pela Editora Unesp, do livro "A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar", publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, do livro “A liturgia escolar na Idade Moderna”, publicado pela Editora Papirus e do livro “Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola”, publicado pela Editora Unesp. Iniciou sua carreira no magistério primário, em 1981, lecionando no Colégio São Norberto em São Paulo, onde trabalhou até o final de 1982, como regente de classes de 1ª e 2ª séries do então 1º Grau. Entre os anos de 1983 e 1986 trabalhou como professora de 4as-séries na Escola Morumbi. Nos anos de 1984 e 1985, desempenhou a função de Assessora da Coordenação Técnica, contratada como Professor III na Escola de Aplicação da USP. Em 1985, lecionou História e Filosofia da Educação para o curso de Magistério em nível de 2º- Grau do Colégio Luís de Camões. Foi docente de História da Educação na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP Campus de Araraquara, onde lecionou de 1987 até 2001. Foi presidente da Associação de Docentes da Unesp ADUNESP-Regional de Araraquara, entre 1990 e 1992. Integrou o Conselho Universitário da UNESP, nos anos de 1991,1992, 1995, 1996 e 1997. Entre 1999 e 2001, trabalhou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ensinou História da Educação no Programa de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura. Entre 2000 e 2001, foi diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação (FFLE) do Mackenzie. Desde 2002 leciona na área de Filosofia da Educação na FEUSP. Orienta, ainda, mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP-Campus de Araraquara. Integrou, como conselheira, o CONDEPHAAT entre 2000 e 2002. Integrou, ainda, o Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo entre 2002 e 2011. Coordenou na FEUSP o Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIP) entre 2003 e 2013. 

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Boto, C., & Ferrero, T. . (2023). LA LECTOESCRITURA DE LOS NIÑOS A TRAVÉS DE LA HISTORIA DE LA LECTURA DE LOS LIBROS. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023693

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2023-04-07
Aceptado 2023-05-31
Publicado 2023-06-30