L'ALPHABÉTISATION DES ENFANTS À TRAVERS L'HISTOIRE DE LA LECTURE DE LIVRES

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DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2023693

Mots-clés :

alphabétisation ; cahier de texte; en lisant; école.

Résumé

L'ALPHABÉTISATION DES ENFANTS À TRAVERS L'HISTOIRE DE LA LECTURE DE LIVRES

RÉSUMÉ : Cet article propose d'enquêter sur certains enregistrements de pratiques scolaires de la fin du 19e au milieu du 20e siècle, à partir de manuels scolaires et de la manière dont ces artefacts permettront d'appréhender le processus d'enseignement des compétences en littératie. Dans la présente étude, nous procédons à la revue bibliographique et à l'examen documentaire, à travers le discours sur l'alphabétisation, à partir de la référence de Magda Soares, et aussi à travers le répertoire de l'histoire des matières scolaires. Concernant les procédures adoptées, une enquête sur les manuels de lecture de la fin du XIXe siècle et du milieu du XXe siècle a été réalisée. Les manuels se trouvent à la Biblioteca do Livro Didático et dans les collections spéciales de la Faculté d'éducation de l'Université de São Paulo. Enfin, il a été conclu que, de la lecture de ces textes, un langage commun s'est structuré, qui a fondamentalement fourni des codes et des principes considérés comme essentiels pour vivre en société.

 

MOTS CLÉS : alphabétisation ; cahier de texte; en lisant; école.

 

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Biographie de l'auteur

Carlota Boto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Carlota Boto é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Filosofia da Educação. É Bolsista Produtividade PQ1D do CNPq. Formou-se na USP, em Pedagogia (1983) e em História (1988). É mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1990), doutora em História Social pela FFLCH/USP (1997) e livre-docente em Filosofia da Educação pela FEUSP (2011). É autora do livro "A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa", publicado pela Editora Unesp, do livro "A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar", publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, do livro “A liturgia escolar na Idade Moderna”, publicado pela Editora Papirus e do livro “Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola”, publicado pela Editora Unesp. Iniciou sua carreira no magistério primário, em 1981, lecionando no Colégio São Norberto em São Paulo, onde trabalhou até o final de 1982, como regente de classes de 1ª e 2ª séries do então 1º Grau. Entre os anos de 1983 e 1986 trabalhou como professora de 4as-séries na Escola Morumbi. Nos anos de 1984 e 1985, desempenhou a função de Assessora da Coordenação Técnica, contratada como Professor III na Escola de Aplicação da USP. Em 1985, lecionou História e Filosofia da Educação para o curso de Magistério em nível de 2º- Grau do Colégio Luís de Camões. Foi docente de História da Educação na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP Campus de Araraquara, onde lecionou de 1987 até 2001. Foi presidente da Associação de Docentes da Unesp ADUNESP-Regional de Araraquara, entre 1990 e 1992. Integrou o Conselho Universitário da UNESP, nos anos de 1991,1992, 1995, 1996 e 1997. Entre 1999 e 2001, trabalhou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ensinou História da Educação no Programa de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura. Entre 2000 e 2001, foi diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação (FFLE) do Mackenzie. Desde 2002 leciona na área de Filosofia da Educação na FEUSP. Orienta, ainda, mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP-Campus de Araraquara. Integrou, como conselheira, o CONDEPHAAT entre 2000 e 2002. Integrou, ainda, o Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo entre 2002 e 2011. Coordenou na FEUSP o Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIP) entre 2003 e 2013. 

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Publiée

2023-06-30

Comment citer

Boto, C., & Ferrero, T. . (2023). L’ALPHABÉTISATION DES ENFANTS À TRAVERS L’HISTOIRE DE LA LECTURE DE LIVRES. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023693

Numéro

Rubrique

ARTIGOS
Reçu dans 2023-04-07
Accepté en 2023-05-31
Publié dans 2023-06-30