A LITERATURA EM ESPAÇOS DE LEITURA

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025861

Keywords:

Literatura; Leitura; Espaços de Leitura; Biblioteca; Sala de Leitura

Abstract

This article reflects on how literature enters reading spaces, inside and outside school, based on the
results of a dissertation and a thesis, intertwining two fields of research: a public library and a
reading room of a municipal school, both located in the city of Rio de Janeiro. It defends literature
as an incompressible asset (CANDIDO, 2011) and relies on the concept of knowledge stations
(PERROTTI, 2015), understanding reading spaces as places of cultural appropriation. Research has shown
that the practices developed in these spaces can contribute to the formation of child readers who,
as subjects of culture, face reading, inventing and reinventing paths in an authorial way.
Keywords: Literature; Reading; Reading Spaces; Library; Reading Room.  

Metrics

Metrics Loading ...

References

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BRITTO, Luis Percival. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

CARRASCO, Alma. Escuelas y construcción de acervos: libros de calidad para la primera infância. In: BRASIL. Coordenação Geral de Educação Infantil. Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações / Monica Correia Baptista [et al.] org. Brasília: MEC, 2015.

CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: L&PM Editores, 2000.

CARVALHO, Maria da Conceição. Biblioteca escolar, lugar privilegiado da leitura

literária? P. 67-87. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani (org.) A criança e a leitura literária: livros, espaços e mediações. Curitiba: Positivo, 2012.

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.

CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 183-204.

________________. A tela e a escrita, a escrita e a tela: interações e leitura. In: MARTINS, Aracy et al. (orgs.) Livros & telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

CORSINO, Patrícia; PIMENTEL, Claudia. Reflexões sobre leitura literária na escola. In: CORSINO, Patrícia (org.). Travessias da Literatura na Escola. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2015.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DAHL, Ronald. A fantástica fábrica de chocolates. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naif, 2011.

OLIVEIRA, Rui. Pelos jardins de Boboli: a arte de ilustras livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras literárias. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 41-54.

PERROTTI, Edmir. A organização dos espaços de leitura na educação infantil. In: BRASIL. Coordenação Geral de Educação Infantil. Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações / Monica Correia Baptista [et al.] org. Brasília: MEC, 2015, p. 129-144.

PERROTTI, Edmir. Estações de leitura, dispositivos de mediação cultural e luta pela palavra. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 93-112, set./dez. 2015a.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Manifesto por um Brasil Literário. Entrevista concedida a Maria Carolina Trevisan (vídeo). 2009. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6vVfeTrSYM8. Acesso em: 10 out. 2023.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

SILVA, Ezequiel. Leitura e Realidade Brasileira. São Paulo: Mercado Aberto, 1983.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

AUTOR, ano

AUTOR, ano

Published

2025-01-31

How to Cite

Vilela, R., & Travassos, S. (2025). A LITERATURA EM ESPAÇOS DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2025861

Issue

Section

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Received 2023-12-30
Accepted 2024-08-19
Published 2025-01-31