A LITERATURA EM ESPAÇOS DE LEITURA
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025861Palavras-chave:
Literatura; Leitura; Espaços de Leitura; Biblioteca; Sala de LeituraResumo
Este artigo reflete sobre como a literatura adentra nos espaços de leitura, dentro e fora da escola, a partir dos resultados de uma dissertação e uma tese, entrelaçando dois campos de pesquisa: uma biblioteca pública e uma sala de leitura de uma escola municipal, ambas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Defende a literatura como bem incompressível (CANDIDO, 2011) e apoia-se no conceito de estações do conhecimento (PERROTTI, 2015) compreendendo os espaços de leitura como lugares de apropriação cultural. As pesquisas apontaram que as práticas desenvolvidas nesses espaços podem contribuir para a formação de leitores crianças que, enquanto sujeitos da cultura, se colocam diante da leitura, inventando e reinventando percursos de forma autoral.
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Aceito em 2024-08-19
Publicado em 2025-01-31