A LITERATURA EM ESPAÇOS DE LEITURA

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2025861

Mots-clés :

Literatura; Leitura; Espaços de Leitura; Biblioteca; Sala de Leitura

Résumé

Este artigo reflete sobre como a literatura adentra nos espaços de leitura, dentro e fora da escola, a partir dos resultados de uma dissertação e uma tese, entrelaçando dois campos de pesquisa: uma biblioteca pública e uma sala de leitura de uma escola municipal, ambas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Defende a literatura como bem incompressível (CANDIDO, 2011) e apoia-se no conceito de estações do conhecimento (PERROTTI, 2015) compreendendo os espaços de leitura como lugares de apropriação cultural. As pesquisas apontaram que as práticas desenvolvidas nesses espaços podem contribuir para a formação de leitores crianças que, enquanto sujeitos da cultura, se colocam diante da leitura, inventando e reinventando percursos de forma autoral. 

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BRITTO, Luis Percival. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

CARRASCO, Alma. Escuelas y construcción de acervos: libros de calidad para la primera infância. In: BRASIL. Coordenação Geral de Educação Infantil. Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações / Monica Correia Baptista [et al.] org. Brasília: MEC, 2015.

CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: L&PM Editores, 2000.

CARVALHO, Maria da Conceição. Biblioteca escolar, lugar privilegiado da leitura

literária? P. 67-87. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani (org.) A criança e a leitura literária: livros, espaços e mediações. Curitiba: Positivo, 2012.

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.

CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 183-204.

________________. A tela e a escrita, a escrita e a tela: interações e leitura. In: MARTINS, Aracy et al. (orgs.) Livros & telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

CORSINO, Patrícia; PIMENTEL, Claudia. Reflexões sobre leitura literária na escola. In: CORSINO, Patrícia (org.). Travessias da Literatura na Escola. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2015.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DAHL, Ronald. A fantástica fábrica de chocolates. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naif, 2011.

OLIVEIRA, Rui. Pelos jardins de Boboli: a arte de ilustras livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras literárias. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 41-54.

PERROTTI, Edmir. A organização dos espaços de leitura na educação infantil. In: BRASIL. Coordenação Geral de Educação Infantil. Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações / Monica Correia Baptista [et al.] org. Brasília: MEC, 2015, p. 129-144.

PERROTTI, Edmir. Estações de leitura, dispositivos de mediação cultural e luta pela palavra. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 3, p. 93-112, set./dez. 2015a.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Manifesto por um Brasil Literário. Entrevista concedida a Maria Carolina Trevisan (vídeo). 2009. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6vVfeTrSYM8. Acesso em: 10 out. 2023.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

SILVA, Ezequiel. Leitura e Realidade Brasileira. São Paulo: Mercado Aberto, 1983.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

AUTOR, ano

AUTOR, ano

Téléchargements

Publiée

2025-01-31

Comment citer

Vilela, R., & Travassos, S. (2025). A LITERATURA EM ESPAÇOS DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2025861

Numéro

Rubrique

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Reçu dans 2023-12-30
Accepté en 2024-08-19
Publié dans 2025-01-31