BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
DESAFIOS, TENSÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025914Keywords:
School libraries; literary literacy; literacyAbstract
The article presents results from a study that analyzed the use of school libraries for literary literacy of elementary school students in two schools from the municipal education system in the city Ouro Preto, MG, Brazil. We start from the hypothesis that the presence of the library in the school would be another potentially favorable ambience for the reader development. We conducted semi-structured interviews with eight teachers from two schools, two of them are teachers on functional reassignment temporarily assigned to the libraries. The results show us the existence of a new conception of library in the schools investigated, which increasingly assume a dynamic, open, literary and cultural formative character for the students.
Keywords: School libraries; literary literacy; literacy.
Metrics
References
AGUIAR, Vera Teixeira de. Biblioteca e formação de leitores. Cadernos de Educação Básica, São Paulo, v. 4, p. 99-103, 1994
CARVALHO, M. da C. Escola, biblioteca e leitura. In: CAMPELLO, B. S. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 21-24.
CORRÊA, Regina Aparecida. Concepções de alfabetização e letramento: a voz de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no município de Ouro Preto – MG. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DUBET, François. Écoles, familles: le malentendu. Paris: Textuel, 1997.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992.
FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca e escola: uma atividade interdisciplinar. Belo Horizonte: Lê, 1994.
GALVÃO, Ana Maria. O Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MORAIS, Elaine Maria da Cunha. Impasses e possibilidades da atuação dos profissionais das bibliotecas da Rede Municipal de Belo Horizonte. 2009. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação)
MOTTA, Diana da. Biblioteca escolar: orientações básicas para organização e funcionamento. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 15, n. 58, p. 21-24, abr./jun. 1999.
NOGUEIRA, M. A. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade, p. 155-170, jul./dez. 2006.
PAULINO, Maria das Graças. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n.5, p.56, 2005
PAULINO, Maria das Graças. Das Leituras ao Letramento Literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG e Pelotas: EDGUFPel, 2010.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M. K.; ZILBERNAM, Regina (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
PEREIRA, Fernanda Rohlfs. Práticas de leitura literária na educação infantil: como elas ocorrem em turmas de uma Umei de Belo Horizonte? Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 2014.
PERRENOUD, P. O ofício de aluno e o sentido do trabalho escolar. Tradução de Julia Ferreira. Porto: Porto Editora, 1994.
SILVA, Lílian da, FERREIRA, Norma e SCORSI, Rosália. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
SILVA, Rovilson J. Biblioteca escolar: organização e funcionamento. In: SOUZA, Renata Junqueira (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009. (p.115-145).
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, Raquel B. A comunicação entre pais e educadores: uma proximidade distante? Belo Horizonte: PPG/FaE/UFMG, 2001.Dissertação de Mestrado.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves M.; BRANDÃO, Heliana M. B.; MACHADO, Maria Z. V. (Orgs.). A escolarização a leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2025-01-06
Published 2025-01-31