BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

DESAFIOS, TENSÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025914

Palabras clave:

Bibliotecas escolares - letramento literário –- letramento

Resumen

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou o uso das bibliotecas escolares para o letramento literário dos alunos de ensino fundamental em duas escolas da Rede Municipal de Educação da cidade Ouro Preto-MG. Partimos da hipótese de que a presença da biblioteca na escola configuraria mais um ambiente potencialmente favorável à formação do leitor. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professoras das duas escolas, sendo duas delas professoras em readaptação funcional alocadas provisoriamente nas bibliotecas. Os resultados indicam a existência de uma nova concepção de biblioteca nas escolas investigadas, que assumem cada vez mais um caráter dinâmico, aberto e de formação literária e cultural dos estudantes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cleide de Araújo Campos, Universidade Estadual Paulista -UNESP

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018), Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem; atuando principalmente com os seguintes temas: Alfabetização, Letramento Literário, Estratégias de leitura, Formação do leitor literário, Mediação de leitura e Literatura Infantil.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto- Ufop

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária. 

 

Citas

AGUIAR, Vera Teixeira de. Biblioteca e formação de leitores. Cadernos de Educação Básica, São Paulo, v. 4, p. 99-103, 1994

CARVALHO, M. da C. Escola, biblioteca e leitura. In: CAMPELLO, B. S. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 21-24.

CORRÊA, Regina Aparecida. Concepções de alfabetização e letramento: a voz de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no município de Ouro Preto – MG. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DUBET, François. Écoles, familles: le malentendu. Paris: Textuel, 1997.

FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca e escola: uma atividade interdisciplinar. Belo Horizonte: Lê, 1994.

GALVÃO, Ana Maria. O Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MORAIS, Elaine Maria da Cunha. Impasses e possibilidades da atuação dos profissionais das bibliotecas da Rede Municipal de Belo Horizonte. 2009. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação)

MOTTA, Diana da. Biblioteca escolar: orientações básicas para organização e funcionamento. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 15, n. 58, p. 21-24, abr./jun. 1999.

NOGUEIRA, M. A. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade, p. 155-170, jul./dez. 2006.

PAULINO, Maria das Graças. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n.5, p.56, 2005

PAULINO, Maria das Graças. Das Leituras ao Letramento Literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG e Pelotas: EDGUFPel, 2010.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M. K.; ZILBERNAM, Regina (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PEREIRA, Fernanda Rohlfs. Práticas de leitura literária na educação infantil: como elas ocorrem em turmas de uma Umei de Belo Horizonte? Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 2014.

PERRENOUD, P. O ofício de aluno e o sentido do trabalho escolar. Tradução de Julia Ferreira. Porto: Porto Editora, 1994.

SILVA, Lílian da, FERREIRA, Norma e SCORSI, Rosália. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

SILVA, Rovilson J. Biblioteca escolar: organização e funcionamento. In: SOUZA, Renata Junqueira (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009. (p.115-145).

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Raquel B. A comunicação entre pais e educadores: uma proximidade distante? Belo Horizonte: PPG/FaE/UFMG, 2001.Dissertação de Mestrado.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves M.; BRANDÃO, Heliana M. B.; MACHADO, Maria Z. V. (Orgs.). A escolarização a leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

Araújo Campos, C. de, Campos da Silva, L., & Junqueira de Souza, R. (2025). BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DESAFIOS, TENSÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2025914

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2024-02-01
Aceptado 2025-01-06
Publicado 2025-01-31