BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
DESAFIOS, TENSÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2025914Mots-clés :
Bibliotecas escolares - letramento literário –- letramentoRésumé
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou o uso das bibliotecas escolares para o letramento literário dos alunos de ensino fundamental em duas escolas da Rede Municipal de Educação da cidade Ouro Preto-MG. Partimos da hipótese de que a presença da biblioteca na escola configuraria mais um ambiente potencialmente favorável à formação do leitor. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professoras das duas escolas, sendo duas delas professoras em readaptação funcional alocadas provisoriamente nas bibliotecas. Os resultados indicam a existência de uma nova concepção de biblioteca nas escolas investigadas, que assumem cada vez mais um caráter dinâmico, aberto e de formação literária e cultural dos estudantes.
Métriques
Références
AGUIAR, Vera Teixeira de. Biblioteca e formação de leitores. Cadernos de Educação Básica, São Paulo, v. 4, p. 99-103, 1994
CARVALHO, M. da C. Escola, biblioteca e leitura. In: CAMPELLO, B. S. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 21-24.
CORRÊA, Regina Aparecida. Concepções de alfabetização e letramento: a voz de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – no município de Ouro Preto – MG. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DUBET, François. Écoles, familles: le malentendu. Paris: Textuel, 1997.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992.
FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca e escola: uma atividade interdisciplinar. Belo Horizonte: Lê, 1994.
GALVÃO, Ana Maria. O Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MORAIS, Elaine Maria da Cunha. Impasses e possibilidades da atuação dos profissionais das bibliotecas da Rede Municipal de Belo Horizonte. 2009. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação)
MOTTA, Diana da. Biblioteca escolar: orientações básicas para organização e funcionamento. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 15, n. 58, p. 21-24, abr./jun. 1999.
NOGUEIRA, M. A. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade, p. 155-170, jul./dez. 2006.
PAULINO, Maria das Graças. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n.5, p.56, 2005
PAULINO, Maria das Graças. Das Leituras ao Letramento Literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG e Pelotas: EDGUFPel, 2010.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M. K.; ZILBERNAM, Regina (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
PEREIRA, Fernanda Rohlfs. Práticas de leitura literária na educação infantil: como elas ocorrem em turmas de uma Umei de Belo Horizonte? Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 2014.
PERRENOUD, P. O ofício de aluno e o sentido do trabalho escolar. Tradução de Julia Ferreira. Porto: Porto Editora, 1994.
SILVA, Lílian da, FERREIRA, Norma e SCORSI, Rosália. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
SILVA, Rovilson J. Biblioteca escolar: organização e funcionamento. In: SOUZA, Renata Junqueira (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009. (p.115-145).
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, Raquel B. A comunicação entre pais e educadores: uma proximidade distante? Belo Horizonte: PPG/FaE/UFMG, 2001.Dissertação de Mestrado.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves M.; BRANDÃO, Heliana M. B.; MACHADO, Maria Z. V. (Orgs.). A escolarização a leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2025-01-06
Publié dans 2025-01-31