LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO
O QUE DIZEM AS ALFABETIZADORAS NO INTERIOR DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022594Palabras clave:
Alfabetização, Ensino remoto, professoras alfabetizadorasResumen
Este artigo analisa o ensino da leitura e da escrita durante o ensino remoto no contexto pandêmico, destacando as ferramentas mobilizadas pelas professoras, os maiores desafios, o suporte que receberam recebendo de suas instituições. Os dados foram coletados por meio de um realizamos um survey e de grupos focais com as docentes. Os resultados indicam que apesar da angústia e da ausência de uma formação adequada, as docentes criaram muitas estratégias pedagógicas, algumas adaptadas do ensino presencial.
Métricas
Citas
BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995 [1929].
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,1997 [1977].
BAKHTIN, Mikhail. The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 26. ed. São Paulo: Cortez,
1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
FREITAS, Henrique. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 35, n.
, p.105-112, jul./set. 2000.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências humanas. Brasília: Liber Livro editora, 2012.
GOODY, Jack.(1977) The domestication of savage mind. Cambridge: Cambridge university press.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.) A função da literatura na escola: resistência, mediação e
formação docente. São Paulo: Parábola, 2021.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.). Educação literária: mediação e prática pedagógica. Recife:
Linguaraz editor. 2019.
MAINARDES, Jeferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas
educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
OLSON, David. (1997). O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São
Paulo: Ática.
ONG, W.J. (1982). Orality and literacy: The technologizing of the word. New York: Methuen.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. New York: Cambridge University Press, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2022-03-24
Publicado 2022-03-24