LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO

O QUE DIZEM AS ALFABETIZADORAS NO INTERIOR DO CEARÁ

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2022594

Mots-clés :

Alfabetização, Ensino remoto, professoras alfabetizadoras

Résumé

Este artigo analisa o ensino da leitura e da escrita durante o ensino remoto no contexto pandêmico, destacando as ferramentas mobilizadas pelas professoras, os maiores desafios, o suporte que receberam recebendo de suas instituições. Os dados foram coletados por meio de um realizamos um survey e de grupos focais com as docentes. Os resultados indicam que apesar da angústia e da ausência de uma formação adequada, as docentes criaram muitas estratégias pedagógicas, algumas adaptadas do ensino presencial.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995 [1929].

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,1997 [1977].

BAKHTIN, Mikhail. The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 26. ed. São Paulo: Cortez,

1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

FREITAS, Henrique. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 35, n.

, p.105-112, jul./set. 2000.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências humanas. Brasília: Liber Livro editora, 2012.

GOODY, Jack.(1977) The domestication of savage mind. Cambridge: Cambridge university press.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.) A função da literatura na escola: resistência, mediação e

formação docente. São Paulo: Parábola, 2021.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.). Educação literária: mediação e prática pedagógica. Recife:

Linguaraz editor. 2019.

MAINARDES, Jeferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas

educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

OLSON, David. (1997). O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São

Paulo: Ática.

ONG, W.J. (1982). Orality and literacy: The technologizing of the word. New York: Methuen.

STREET, Brian. Literacy in theory and practice. New York: Cambridge University Press, 1984.

Téléchargements

Publiée

2022-03-24

Comment citer

LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM AS ALFABETIZADORAS NO INTERIOR DO CEARÁ. (2022). Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 103–116. https://doi.org/10.47249/rba2022594

Numéro

Rubrique

ARTIGOS
Reçu dans 2022-03-24
Accepté en 2022-03-24
Publié dans 2022-03-24