A COMPREENSÃO DAS LETRAS E DOS NÚMEROS
APROXIMAÇÕES ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023661Palabras clave:
Alfabetização; linguagem; matemática; objeto de conhecimento; signos.Resumen
Este artigo, de cunho teórico, visa aproximar dois objetos de conhecimento na alfabetização, letras e números, pois ambos são signos e cada um deles pertence a um sistema de representação. Para isso, realizou-se estudos na área de matemática e linguagem trazendo suas especificidades, mas também foram feitas aproximações considerando o aspecto semiótico que os signos apresentam. A questão epistemológica no funcionamento semiocognitivo da compreensão dos objetos de conhecimento em matemática se dá pelo fato desses objetos não serem tangíveis à percepção e sim, ideais. No que tange à letra, são apresentados pontos como representação gráfica e aspecto funcional para depois discutir a organização dos princípios do sistema de escrita alfabético cuja base é de representação. A reflexão sobre letra e número visa retratar o ensino-aprendizagem.
Métricas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes , 2003.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. 2ª ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2006.
BIALYSTOCK, E. Symbolic representation of letters and numbers. Cognitive Development, v. 7, n. 3, 1992, p.
-16.
BYRNE, B. The foundation of literacy: the child’s acquisition of the alphabetic principle. East Sussex: Psychology
Press, 1998.
BURAK, D.; BRANDT, C. F. Modelagem matemática e representações semióticas: contribuições para o
desenvolvimento do pensamento algébrico. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, n. 1, 2010.
DAMM, Regina Flemming. Registros de Representação. In: MACHADO, Sílvia Dias Alcântara et al. Educação
Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000.
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso,
DUVAL, Raymond. L’apprentissage de l’algebre et le probleme cognitif de la designation des objets. IREM: Nice,
v. 4, n. 13-16, p. 1-30, 2002.
DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Suisse: Peter
Lang, 2004.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais (Fascículo I). São
Paulo: Livraria da Física, 2009.
DUVAL, R. Ver e Ensinar Matemática de outra Forma. Entrar no modo matemático de pensar: os registros de
representação semióticas. São Paulo: PROEM, 2011.
DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Trad. de M. T.
Moretti. Revemat, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat.
DUVAL, R. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática.
Trad. de M. T. Moretti. Revemat, Florianópolis, v. 11, n. 2, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/
index.php/revemat.
GRANDO, R. C. PELLATIERI, M. Práticas de Letramento matemático escolar no ciclo de alfabetização: jogo e
resolução de problemas. In: SILVEIRA, E. BAZZO, J. L. S. CHAGAS, L. M. M. AGUIAR, M. A. L. PEDRALLI, R.
Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis. SC: NEPALP,
MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas. SP: Mercado de
Letras, 1999.
MORETTI, M. T. THIEL, A. A. O ensino de Matemática hermético: um olhar crítico a partir dos Registros de
Representação Semiótica. Práxis Educativa, v. 7, n. 2, p. 379-396. 2012.
ROCHA, R. O menino que aprendeu a ver. São Paulo: Salamandra, 2017.
SANTAELLA, L. O que é semiótica? São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 28 ed. São Paulo: Cultrix, 2012.
SCLIAR-CABRAL, L. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.
SCLIAR-CABRAL, L. Guia prático de alfabetização, baseado nos princípios do sistema alfabético do português
do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003b.
SCLIAR-CABRAL, L. Processos metonímicos na evolução do alfabeto. Revista da ABRALIN, v. 6, n. 2, p. 23-39,
jul./dez. 2007.
SCLIAR-CABRAL, L. Sistema Scliar de alfabetização: fundamentos. Florianópolis: Lili, 2013.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: Reuniao Anual da Anped, 26. Anais [...]. Poços
de Caldas: ANPEd, 2003.
SOARES. M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010.
TREIMAM, R.; KESSLER, B.; POLLO, T. Learning about the letter name subset of the vocabulary: evidence from
us and Brazilian preschoolers. Applied psycholinguistics, v. 27, n. 2, 2006, p. 211-27.
VYGOTSKI, L.S. Thought and language. Trad. Hanfmann & Vakar. Cambridge: MIT Press, 1962/1934.
VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2023-06-05
Publicado 2023-06-30