A COMPREENSÃO DAS LETRAS E DOS NÚMEROS

APROXIMAÇÕES ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023661

Palavras-chave:

Alfabetização; linguagem; matemática; objeto de conhecimento; signos.

Resumo

Este artigo, de cunho teórico, visa aproximar dois objetos de conhecimento na alfabetização, letras e números, pois ambos são signos e cada um deles pertence a um sistema de representação. Para isso, realizou-se estudos na área de matemática e linguagem trazendo suas especificidades, mas também foram feitas aproximações considerando o aspecto semiótico que os signos apresentam. A questão epistemológica no funcionamento semiocognitivo da compreensão dos objetos de conhecimento em matemática se dá pelo fato desses objetos não serem tangíveis à percepção e sim, ideais. No que tange à letra, são apresentados pontos como representação gráfica e aspecto funcional para depois discutir a organização dos princípios do sistema de escrita alfabético cuja base é de representação. A reflexão sobre letra e número visa retratar o ensino-aprendizagem.

 

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Zanelato dos Anjos, D. (2023). A COMPREENSÃO DAS LETRAS E DOS NÚMEROS: APROXIMAÇÕES ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2023661

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-12-08
Aceito em 2023-06-05
Publicado em 2023-06-30