O DIREITO À LITERATURA NEGRA NA FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025870Palabras clave:
Literatura negra para as infâncias; Direito; Formação leitora; Re-existência.Resumen
Com o objetivo de analisar como o direito à literatura tecida a partir da diversidade étnico-racial tem sido pensado e assegurado na formação leitora de crianças, este artigo discute, a partir de reflexões oriundas da Análise de Discurso do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e da investigação da própria prática, a presença (ou ausência) da negritude no atual cenário educacional. Por meio da interlocução com os campos de estudos sobre literatura, infâncias e decolonialidade, argumentamos que ao promover encontros com o diverso, a escola contribui para a ampliação dos repertórios estéticos, afetivos e éticos. Concluímos que, embora tenhamos sensíveis e significativos avanços no campo legal é necessário avançar em relação protagonismo negro na literatura para as infâncias na educação.
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Aceptado 2024-09-10
Publicado 2025-01-31