O DIREITO À LITERATURA NEGRA NA FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025870

Palavras-chave:

Literatura negra para as infâncias; Direito; Formação leitora; Re-existência.

Resumo

Com o objetivo de analisar como o direito à literatura tecida a partir da diversidade étnico-racial tem sido pensado e assegurado na formação leitora de crianças, este artigo discute, a partir de reflexões oriundas da Análise de Discurso do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e da investigação da própria prática, a presença (ou ausência) da negritude no atual cenário educacional. Por meio da interlocução com os campos de estudos sobre literatura, infâncias e decolonialidade, argumentamos que ao promover encontros com o diverso, a escola contribui para a ampliação dos repertórios estéticos, afetivos e éticos. Concluímos que, embora tenhamos sensíveis e significativos avanços no campo legal é necessário avançar em relação protagonismo negro na literatura para as infâncias na educação.

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Biografia do Autor

Patrícia Barros Soares Batista, Centro Pedagógico da UFMG

Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG - Centro Pedagógico

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Barros Soares Batista, P. (2025). O DIREITO À LITERATURA NEGRA NA FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–18. https://doi.org/10.47249/rba2025870

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2023-12-31
Aceito em 2024-09-10
Publicado em 2025-01-31