FORMAÇÃO LITERÁRIA DOCENTE

PERCEPÇÕES A PARTIR DA LEITURA E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras
  • Cláudia Roquini Nascimento Universidade Federal de Lavras

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2025832

Mots-clés :

Formação literária docente, Leitura, Contação de histórias

Résumé

Este texto objetiva refletir sobre as percepções docentes relacionadas à formação literária, acerca do que se compreende por leitura e contação histórias na educação infantil. Para tanto, optou-se pela pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a partir de uma entrevista coletiva com professoras que atuaram nessa etapa da educação básica. Com base na análise de conteúdo de Bardin, busca-se embasamento teórico a partir dos estudos de Graça Paulino, Rildo Cosson sobre leitura literária e de Elié Bajard sobre ler e contar, de Regina Machado, Cleo Busatto sobre contação de histórias. As percepções aparecem marcadas pela intencionalidade pedagógica, por iniciativas que demonstram o aprimoramento do fazer docente, em que a formação se mostra uma ação processual e contínua, que visa ampliar saberes a respeito do que e do como ler e contar, de modo a potenciar a compreensão leitora das crianças.

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Biographie de l'auteur

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Estágio Pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

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Publiée

2025-01-31

Comment citer

Goulart, I. do C. V., & Nascimento, C. R. (2025). FORMAÇÃO LITERÁRIA DOCENTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DA LEITURA E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–17. https://doi.org/10.47249/rba2025832

Numéro

Rubrique

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Reçu dans 2023-12-17
Accepté en 2024-09-24
Publié dans 2025-01-31