FORMAÇÃO LITERÁRIA DOCENTE
PERCEPÇÕES A PARTIR DA LEITURA E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2025832Mots-clés :
Formação literária docente, Leitura, Contação de históriasRésumé
Este texto objetiva refletir sobre as percepções docentes relacionadas à formação literária, acerca do que se compreende por leitura e contação histórias na educação infantil. Para tanto, optou-se pela pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a partir de uma entrevista coletiva com professoras que atuaram nessa etapa da educação básica. Com base na análise de conteúdo de Bardin, busca-se embasamento teórico a partir dos estudos de Graça Paulino, Rildo Cosson sobre leitura literária e de Elié Bajard sobre ler e contar, de Regina Machado, Cleo Busatto sobre contação de histórias. As percepções aparecem marcadas pela intencionalidade pedagógica, por iniciativas que demonstram o aprimoramento do fazer docente, em que a formação se mostra uma ação processual e contínua, que visa ampliar saberes a respeito do que e do como ler e contar, de modo a potenciar a compreensão leitora das crianças.
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Publié dans 2025-01-31