CONTA PRA MIM: DIÁLOGOS COM A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) E A EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudia Maria Mendes Gontijo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023751

Palavras-chave:

Conta pra Mim; educação domiciliar; alfabetização; leitura; reforma educacional

Resumo

Este artigo objetiva problematizar o programa Conta pra Mim, do Ministério da Educação (MEC), como ferramenta de fortalecimento da educação domiciliar no Brasil.  Adota, como referencial teórico, conceitos da perspectiva bakhtiniana de linguagem, para fundamentar a metodologia de pesquisa, e os estudos de Apple (2003) e Freitas (2017) nas análises dos enunciados que constituem o Conta pra Mim. Emprega a pesquisa documental, com abordagem qualitativa, por ter como objeto de estudos documentos produzidos pelo MEC para subsidiar e orientar ações no âmbito do programa. Conclui que o Conta pra Mim, efetivamente, está articulado ao projeto conservador em ascensão que retira do Poder Público o dever de educar, desconsiderando a realidade nacional ainda fundada em desigualdades sociais e econômicas.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Ferreira, A. C. de O. ., & Gontijo, C. M. M. . (2023). CONTA PRA MIM: DIÁLOGOS COM A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019) E A EDUCAÇÃO DOMICILIAR. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023751

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-07-16
Aceito em 2023-10-30
Publicado em 2023-12-04