DUAS TECNOLOGIAS DE UM LIVRO

ALFABETIZAR EM LINGUAGENS

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro CEFET-MG
  • Amanda Ribeiro Barbosa CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2020456

Palavras-chave:

Multimodalidade, Literatura infantil, Livro digital, Leitura

Resumo

A fim de abordar questões de letramento e alfabetização de crianças, em especial sob uma perspectiva semiótica que considera a multimodalidade como aspecto fundante de certos materiais, elegeremos e analisaremos um livro de “literatura infantil”, produzido por uma casa editorial brasileira, em versões impressa e digital, tratando de apontar elementos que os tornam objetos de ler multimodais, de modos diferentes, e que relações isso estabelece com o aprendizado da leitura, desde tenra infância, com a mediação do/a professor/a. A formação de professores/as também está em pauta, na medida em que é necessário pensar sobre tecnologias digitais e novas possibilidades de leitura no processo de alfabetização contemporâneo, isto é, posicionando-se no contexto atual de possibilidades/oportunidades midiáticas inescapáveis (smartphones e telas de todo tipo).

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Ribeiro , A. E., & Barbosa, A. R. . (2020). DUAS TECNOLOGIAS DE UM LIVRO: ALFABETIZAR EM LINGUAGENS. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 47–56. https://doi.org/10.47249/rba2020456

Edição

Secção

DOSSIÊ
Recebido em 2020-10-21
Aceito em 2020-11-02
Publicado em 2020-12-03