PRÁTICAS DE NUMERAMENTO COMO PRÁTICAS DISCURSIVAS
DESDOBRAMENTOS DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023765Palavras-chave:
Conceito de Letramento. Apropriação de práticas de numeramento. Práticas matemáticas como práticas discursivas. Constituição de sujeitos sociais. Magda Soares.Resumo
Este texto tem como objetivo discutir como os estudos que operam com o conceito de numeramento no Brasil se assumem como desdobramentos da perspectiva analítica e pedagógica que Magda Soares confere ao conceito de letramento. Esses estudos focalizam pessoas pouco ou não-escolarizadas ou grupos sociais de inserção recente no projeto educacional brasileiro apropriando-se de práticas discursivas da matemática hegemônica e, nessa apropriação, demarcando seu estranhamento com conhecimentos e ritos escolares. Destacam-se na base teórica dos estudos, nas opções metodológicas, nos caminhos analíticos e nas indicações para as práticas pedagógicas, as contribuições das elaborações conceituais e das propostas didáticas de Magda e a marca de seu compromisso político com a democratização e a qualidade da Educação. Refletindo também as contribuições metodológicas da pesquisadora Magda Soares, a discussão aqui proposta é confrontada com três eventos de numeramento, em que mulheres idosas alfabetizandas na EJA, uma criança num contexto não escolar e professores indígenas em formação, protagonizando práticas matemáticas, apropriam-se de práticas de letramento.
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Aceito em 2023-09-06
Publicado em 2023-09-07