ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
DOR E SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO VERSUS ALEGRIA E FELICIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024837Palavras-chave:
Alfabetização de jovens, adultos e idosos; Dor e sofrimento ético-político; alegria e felicidade pública; emancipação social.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar aspectos político-pedagógicos vivenciados por alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, no contexto da política de superação do analfabetismo no estado do Rio Grande do Norte (2021-2023). Dos municípios envolvidos, selecionaram-se duas experiências para que sua efetivação fosse compreendida. Trata-se de uma pesquisa com os cotidianos, utilizando-se de narrativas (Oliveira; Geraldi, 2010) enquanto procedimento metodológico articulador de saberes-fazeres invisibilizados. Consideram-se como categorias analíticas, as concepções de dor e sofrimento ético-político e de alegria e felicidade pública (Sawaia, 2014), enlaçadas a noções de alfabetização freireana. As conclusões traduzem a urgência de políticas e práticas alfabetizadoras humanizadoras e emancipatórias.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.
FRASER, Nancy. Justiça interrompida: reflexões críticas sobre a condição pós-socialista. Trad. Ana Claudia Lopes, Nathalie Bressani. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; GERALDI, João Wanderley. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2010.
RIO GRANDE DO NORTE. Portaria SEI Nº 268 de 02 de agosto de 2019. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, 06 de agosto de 2009.
RIVERO, José. Alfabetização e educação de jovens e adultos na América Latina: direito humano fundamental e fator de essencial de equidade social. In: RIVERO, José; FÁVERO, Osmar. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. Brasília: Moderna, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Trad. Mouzart Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
SAWAIA, Bader. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2024-06-18
Publicado em 2025-01-08